Quem nunca fez uma compra por influência de alguém, que atire a primeira pedra! Para quem trabalha na internet, não há como negar, os chamados “influenciadores digitais” chegaram para revolucionar o mercado de vendas online. E, no marketing, não poderia ser muito diferente: as redes sociais se tornaram importantes canais para engajar com esse público. Quer saber mais sobre redes sociais e o poder dos influenciadores digitais no E-commerce? Então acompanhe o post!
O poder dos influenciadores digitais e o impacto nas vendas
Que as redes sociais são plataformas presentes na rotina de muitas pessoas, não é nenhuma novidade. Seja para manter contato com parentes e amigos, ler notícias ou conteúdos diversos, o mercado do varejo encontrou um nicho perfeito para se comunicar diretamente com os clientes de forma “natural”.
A importância dos influenciadores digitais para um e-commerce está justamente no poder que essas figuras têm nas vendas dos produtos. Os brasileiros passam, em média, 3 horas e 47 minutos por dia conectados às redes sociais e 84% dos consumidores tomam decisões com base em opiniões de fontes confiáveis.
Em 2021, o Brasil superou a China e assumiu o posto no ranking de país que mais impacta os consumidores por meio de influenciadores digitais. Segundo um levantamento do setor, 40% dos consumidores brasileiros já compraram algum produto em razão do trabalho feito por um “influencer”. Essas pessoas ganharam ainda mais espaço, após as mudanças de hábitos de consumo surgido durante a pandemia.
Com grande alcance de publicidade, é natural que a estratégia conquiste mais oportunidades de negócio e, consequentemente, mais conversões em clientes. Os perfis têm o poder de influir na decisão de compra de outras pessoas, divulgando marcas, recomendando produtos e criando tendências que podem ajudar as empresas.
O marketing de influência nas redes sociais
O marketing de influência nas redes sociais nada mais é do que a parceria entre uma marca e um influenciador para divulgar um produto para um público, promovendo a visibilidade e aumentando a reputação da marca.
Com o aumento cada vez mais frequente no bloqueio de anúncios pagos, o marketing tradicional encontrou formas diferenciadas para garantir resultados positivos. E, neste cenário, as redes sociais têm cumprido muito bem o papel de ferramenta de vendas. Hoje em dia já é possível encontrar influenciadores para quase todos os nichos do mercado e as publicidades são mais sutis, muitas vezes não sendo percebida como alvo da mesma forma.
Os principais canais de presença dos influenciadores digitais continuam a ser o Instagram, YouTube, Tiktok, Facebook e Blogs. E por mais que estejamos falando sobre hábitos de consumo, no fundo é sempre sobre pessoas. Assim, ninguém melhor que alguém famoso para fortalecer a imagem da sua marca, transmitir confiança e divulgar as qualidades que o seu produto tem, de forma amigável. No próximo tópico, vamos tentar entender um pouco mais sobre quem são esses influenciadores digitais do E-commerce.
Quem são os influenciadores digitais
Grandes aliados no processo do que chamamos de “jornada do cliente”, os digital influencers são pessoas que usam as próprias redes sociais para atrair seguidores por meio dos seus conteúdos.
Eles são classificados como “Nativos digitais”, famosos que formaram seus públicos nas próprias redes; “Celebridades”, que ficaram famosos em mídias tradicionais como música e televisão; há também os “Jornalistas” que se utilizam da reputação adquirida em outras mídias para construir seu próprio público e, por fim, os “Ativistas”, que conquistaram uma posição de liderança em grupos determinados em torno de uma causa.
De forma mais espontânea, quase como se fossem um amigo recomendando alguma coisa, esses personagens fazem parte de uma estratégia de marketing muito maior e bem definida. Vale ressaltar que toda negociação depende do influenciador e também do interesse de cada empresa ao negociar com ele, estabelecendo contratos e objetivos para que ambas as partes estejam de acordo.
Algumas das formas mais comuns de realizar a colaboração entre influencers e empresas são as famosas permutas, as participações em eventos e as publicações patrocinadas em seus perfis.
Como escolher um influenciador digital ideal para o meu E-commerce?
Mas, será que qualquer influenciador digital com grande alcance pode vender o meu produto e ser o embaixador da minha marca online? A resposta é não. Para escolher o rosto que vai representar o seu negócio no mundo das redes sociais, é preciso antes alinhar valores pessoais e tom de voz na conversa com o público-alvo. Antes de definir alguma personalidade para a sua marca, tenha em mente os seguintes tópicos:
- Escolha as redes sociais mais adequadas ao seu negócio
- Analise o nicho em que ele está inserido
- Observe os demais seguidores e tire insights
- Acompanhe o tipo de conteúdo e o engajamento nas postagens
- Verifique as marcas e empresas que trabalham com ele
Como medir os resultados dos influenciadores digitais no meu E-commerce?
Nós publicamos recentemente aqui, um post sobre a importância de acompanhar métricas para quem tem um negócio online. E, igualmente para avaliar o desempenho da sua campanha com influenciadores digitais, não existe propriamente uma fórmula mágica.
O trabalho do influenciador digital precisa estar atrelado a uma estratégia de marketing de conteúdo bem estruturada, contando com um calendário de publicações, SEO e campanhas de e-mail.
Desta forma, para medir o crescimento do tráfego gerado pelos perfis no seu E-commerce é possível, por exemplo, atribuir links de acompanhamento ou código de cupom específicos para cada parceiro. Também pode ser interessante solicitar estatísticas de cada um individualmente, de forma a analisar o todo.
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