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Abandono de carrinho: por que acontece e como evitar isso!

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Apesar de os números para o varejo online apresentarem cada vez mais resultados positivos, muitas lojas continuam a sofrer com o abandono de carrinho. Os clientes visualizam os produtos, colocam no cesto, vão à página de pagamento mas, por algum motivo final, desistem. Independente do motivo, sempre que um cliente desiste da compra, qualquer investimento feito para atrair esse consumidor… Também é perdido. 

Se você tem um comércio eletrônico e quer saber como diminuir as taxas de abandono do seu carrinho, veio para o lugar certo!  No post de hoje trouxemos algumas boas práticas para garantir o sucesso do seu negócio. Acompanhe:

 

O que é abandono de carrinho

O abandono de carrinho é quando algum cliente desiste de uma compra em uma loja virtual após ter selecionado um item para pagamento. Embora seja uma prática comum e negativa para quem tem um e-commerce, esse comportamento não é um desafio apenas no seu negócio.

Quanto mais dificuldade os consumidores encontrarem durante a jornada de compra, maiores as chances de abandonarem o carrinho. Segundo análise realizada com o meta-estudo Brilliance, a taxa média global de carrinhos abandonados em lojas online é de cerca de 77,73%.

As principais causas, segundo outro estudo, seriam o elevado custo do frete para envio dos produtos (60% das vezes); a burocracia para cadastros e preenchimento de registro (37%); e custos “escondidos” no processo não citados antes (23%). Ainda assim, vale a pena entender um pouquinho mais sobre os principais motivos para o abandono de carrinhos no comércio eletrônico.

 

Motivos para abandono de carrinho

1. Valor do frete e prazo de entrega

Como visto, o valor de frete é o principal responsável pelo abandono de carrinho. Assim, experimente repensar a sua política de entrega! Diminuir o valor do frete, oferecer variadas formas de entrega e contar com parceiros de logísticas regionais podem ser alternativas para fomentar as vendas. Além disso, fretes com prazo maior podem ter um preço mais em conta, facilitando o fechamento do pedido e reduzindo as chances de abandonar o carrinho de compras.

2. Indecisão dos clientes

Nem sempre quem entra na sua loja virtual, já está decidido a efetuar uma compra. Algumas pessoas ainda estão na fase inicial da jornada do consumidor e, portanto, ainda “namorando” os produtos disponíveis. Assim, o fator indecisão também é responsável por fazer com que os clientes adicionem produtos no cesto, mas o abandonem antes de finalizarem o pedido.

3. Checkout longo e complicado

Quem nunca olhou para um formulário longo demais e pensou em desistir logo de primeira? Isso é o que acontece quando sua empresa deixa o processo de cadastro complicado demais e com muitos campos para o cliente preencher. É claro que dados são importantes, mas quem opta por fazer compras pela internet está acostumado com rapidez e agilidade! Opte por logins rápidos (pelas redes sociais, por exemplo) ou confirmações de identidade por SMS.

4. Falta de confiança na loja

Para evitar o abandono do carrinho, manter um ambiente virtual seguro para os clientes, é apenas o primeiro passo para quem tem uma loja online. Já apontamos neste post sobre a importância da segurança de dados no E-commerce e listamos algumas dicas essenciais para evitar fraudes e minimizar problemas de navegação que influenciam a jornada de compra dos consumidores. Investir em certificados de segurança e comentários positivos de clientes, são alguns exemplos.

5. Formas de pagamento limitadas

O cartão de crédito, com parcelamento, ainda é a forma de pagamento favorita dos brasileiros que compram online. Assim, contar com uma boa variedade nas formas de pagamento pode influenciar, bastante, na decisão do consumidor durante a finalização do carrinho de compras. Quanto mais métodos de pagamento você oferecer, maiores serão as chances de conversão!

 

Como calcular a taxa de abandono de carrinho (AC)

Se você é nosso leitor, sabe que abordamos neste post sobre a importância de acompanhar métricas e KPIs para o sucesso do seu negócio. Esses indicadores chave de desempenho funcionam como uma espécie de “termômetro” e ajudam os comerciantes a entender os principais pontos que estão indo bem, e os que requerem mais atenção.
No caso dos carrinhos abandonados, como o próprio nome sugere, este indicador ajuda a calcular a quantidade de vezes que seus visitantes realizam uma intenção de compra (conversão), mas deixam a página antes de finalizá-la.
Para calcular a taxa de carrinhos abandonados, basta dividir o número de visitantes que não finalizaram alguma compra, pelo número de pessoas que iniciaram o processo de checkout.

 

Dicas de como evitar o abandono de carrinho 

Como visto acima, os motivos mais comuns para carrinhos abandonados são os que envolvem alguma parte da jornada do cliente, como custo do frete, formas de pagamento, formulários de cadastro longos ou insegurança de dados por parte do consumidor. Confira abaixo algumas práticas para evitar este comportamento entre os usuários.

 

  • Seja transparente com os custos que envolvem os produtos
  • Ofereça frete grátis para determinadas compras
  • Adote estratégias que envolvam e-mail marketing
  • Descomplique o processo de cadastro
  • Invista em uma experiência de navegação fácil e intuitiva
  • Disponibilize uma central para tirar dúvidas
  • Ofereça mais de uma forma de pagamento

 

A taxa de abandono de carrinho de compras é apenas um dos indicadores que devem ser acompanhados de perto. A boa notícia é que a 2LIG tem tudo o que o seu e-commerce precisa para gerir o seu negócio de forma prática e vender mais. Entre em contato com a nossa equipe e conheça todas as nossas soluções! Até a próxima!