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Concorrência Internacional: Como competir com empresas estrangeiras e se adaptar ao mercado global

concorrência internacional

A concorrência internacional é uma realidade cada vez mais presente no mercado global, especialmente com o aumento expressivo das lojas online. Quantas vezes você já ouviu alguém dizer que prefere uma marca estrangeira em detrimento de outra nacional, pelo simples fato de achar que o que vinha de fora tinha mais “valor agregado”?

Pensando a longo prazo, isso pode ser ainda mais desafiador para as empresas locais, que precisam se adaptar e competir com as grandes marcas do setor, tentando converter e fidelizar clientes a qualquer custo. 

Por isso, neste artigo, compartilhamos 5 boas práticas para ajudar quem tem empresas locais a competir de forma mais saudável e eficaz, se adaptando para a realidade do mercado internacional e pensando no futuro do E-commerce.

 

5 boas práticas para destacar seu negócio na Concorrência Internacional:

 

1- CONHEÇA SEU MERCADO-ALVO:

Quem já é leitor do Blog da 2LIG, sabe que para quem tem um E-commerce, entender melhor sobre o nicho do mercado pode fazer toda a diferença. Antes de entrar na competição internacional, então, é fundamental perceber quais são as principais características do seu mercado-alvo. A dica aqui é fazer a tarefa de casa com uma pesquisa aprofundada sobre as preferências dos consumidores, tendências e padrões de compra nos países em que você deseja se destacar.

Compreender as características culturais, necessidades específicas e comportamentos de compra dos clientes em potencial irá ajudá-lo a personalizar sua estratégia de marketing e aprimorar sua proposta de valor (essencial para o tópico seguinte deste post!).

 

2 – DESTAQUE-SE COM UM DIFERENCIAL COMPETITIVO:

Sejamos sinceros, para enfrentar a concorrência internacional, é essencial oferecer algo único e valioso para seus clientes. Por isso… Aqui é a hora de fazer seu negócio brilhar! Identifique um diferencial competitivo que destaque sua loja online das demais e use isso como uma aposta para fidelizar seus clientes locais.

Pode ser uma combinação de fatores, como preços competitivos, qualidade superior dos produtos, excelente atendimento ao cliente, tempo de entrega rápido, ou até uma experiência de compra personalizada. Foque nesse diferencial e comunique de forma mais clara possível em suas campanhas de marketing.

 

3 – OTIMIZE SUA PRESENÇA ONLINE:

Aqui vale o famoso ditado: “Quem não é visto… Não é lembrado!”. Por isso, apostar em uma presença online sólida é vital para competir internacionalmente. Certifique-se de que sua loja virtual seja responsiva, fácil de navegar e otimizada para dispositivos móveis. Além disso, invista em estratégias de SEO (Search Engine Optimization) para melhorar seu ranking nos resultados de pesquisa.

Tem opção de loja em mais de um país? Então lembre-se também de fornecer uma tradução do seu site para os idiomas dos países-alvo e adaptar ao máximo as informações culturais e contextuais para uma experiência mais localizada.

 

4 – EXPLORE O PODER DAS REDES SOCIAIS:

SIM! Mais uma vez, é impensável pensar em uma boa estratégia de concorrência internacional sem os influenciadores digitais e o poder das redes sociais. Elas desempenham um papel crucial na expansão global de uma empresa, por isso, identifique as plataformas populares nos países em que você deseja competir e crie uma estratégia de mídia social eficaz. Além de promover seus produtos ou serviços, envolva-se com seus seguidores, compartilhe conteúdo relevante e crie relacionamentos significativos com sua base de clientes. As redes sociais são uma maneira poderosa de construir uma marca forte e atrair clientes internacionais.

 

5 – APOSTE EM PARCERIAS ESTRATÉGICAS E EXPANSÃO GRADUAL:

Para enfrentar a concorrência internacional, considere a possibilidade de estabelecer parcerias estratégicas com empresas locais nos países que se estabelecer. Isso pode ajudar a superar barreiras culturais e regulatórias, bem como fornecer insights valiosos sobre o mercado local. Outra questão que deve ser avaliada, são as leis do país para onde se planeja exportar. Afinal, apesar de os produtos serem nacionais, é preciso estar de acordo com a legislação do território no qual as mercadorias entrarão (neste sentido, contar com um parceiro local pode facilitar muito!).

Ainda está inseguro em apostar grande? Então vai com calma! Comece com alguns mercados-alvo e, uma vez que esteja estabelecido e tenha obtido sucesso, expanda para outros países gradualmente.

 

Como a 2LIG pode te ajudar a alcançar seus objetivos

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