O Fórum E-Commerce Brasil 2022 é o maior evento de E-commerce na América Latina e é claro que a 2LIG não poderia ficar de fora! Seguindo a agenda de eventos sobre o setor, a 13ª Edição aconteceu em São Paulo entre os dias 26 e 27 de Julho para debater as tendências e melhores práticas do comércio eletrônico.
Os detalhes do evento que reuniu mais de 15 mil pessoas e expositores de mais de 30 países você confere nesse post com a gente! Acompanhe:
O que é o Fórum E-Commerce Brasil
Considerado como o terceiro maior evento de e-commerce do mundo e o principal evento do setor da América Latina, o Fórum E-Commerce Brasil é uma experiência única. Voltado principalmente para os varejistas, fornecedores, indústria e empreendedores, o encontro reúne anualmente uma diversidade de público com conteúdos bastante direcionados para o setor.
Além de ser uma excelente oportunidade para aprender sobre o mercado, durante os dias do evento também é possível fortalecer parcerias, aumentar o networking e… Fechar bons negócios!
A Edição do Fórum E-Commerce Brasil 2022
A 13ª Edição do evento (desta vez presencial) contou com quatro plenárias principais, com assuntos relacionados a Marketing e vendas; Tecnologia e inovação; Gestão e operação; e Transformação digital.
Durante os dois dias de programação, foram mais de 200 palestrantes que representaram marcas importantes e partilharam experiências com seus cases de sucesso. Entre as apresentações, alguns dos principais nomes:
- Bradford Shellhammer – VP of Buyer Experience do eBay
- Fabiana Manfredi – Diretora de Mercado Ads do Mercado Livre
- Konrad Dantas – CEO e Criador do Kondzilla
- Pedro Alvim – Brand, Social Media Manager do Magalu
- Marcelo Zimet – CEO da L’Oréal
- Celia Goldstein – General Manager da Amazon Advertising Brazil
- Marta Dalton – Global Director E-commerce da Unilever
- Renate Giometti – Head de Inovação e Novos Negócios da Nestlé
- Danielle Crahim – Industry Lead, Performance do TikTok
Tendências para o futuro do E-commerce:
Assim como no VTEX Day 2022, dessa vez a equipe da 2LIG esteve presente no evento para acompanhar de perto os painéis profissionais e coletar as principais tendências debatidas para o futuro do E-commerce.
Entre as muitas horas conteúdo, os destaques ficaram por conta de Big Data, Inteligência Artificial, Logística e Experiência do Cliente. Com os principais nomes e representantes de marcas como o TikTok, Amazon, Mercado Livre, Nubank, Americanas e antigos executivos da Meta, podemos destacar os seguintes insights:
- Community Commerce: A extensão do Social Commerce (que seria a simples venda de produtos e serviços pelas mídias sociais) conta agora com um novo desafio: a construção de conexões mais profundas das marcas com os consumidores, aproveitando os criadores de conteúdos e suas comunidades
- WEB 3.0 e a “terceira onda digital”: Diferente da primeira e segunda onda, os palestrantes reforçaram a mídia no varejo digital como principal promessa para a experiência dos usuários tanto a nível de segurança, quanto de autonomia de navegação.
- O impacto do Metaverso: Quem acompanha nosso Blog, sabe que fizemos um artigo completinho sobre o tema recentemente. E não deu outra! Com estimativas que indicam para um investimento e faturação de US$800bi até 2024, a nova camada da realidade virtual chega com tudo para as lojas online.
- Personalização é a chave: Com a crescente retenção de informações e dados de navegação dos usuários, a melhoria da experiência de compra continua a ser o grande diferencial. Por isso, investir em um atendimento personalizado e humano ajuda a reforçar o vínculo e fidelizar os consumidores. Neste post, listamos dicas para oferecer atendimento personalizado no e-commerce.
- Investimento em logística própria: Interessados em oferecer uma experiência de compra mais rápida e barata aos consumidores, muitas empresas têm investido em um sistema de entrega próprios. Segundo Luiz Augusto Vergueiro, diretor de Operações Logísticas do Mercado Livre, mais do que nunca, é necessário investir em infraestrutura.
A 2LIG no Fórum E-Commerce Brasil 2022:
Como especialistas em E-commerce, integração de sistemas, fluxos de ERP e muito mais, é claro que a equipe da 2LIG esteve presente. Para além da apresentação dos painéis, a equipe também teve acesso ao salão de negócios, um espaço reservado para varejistas estreitarem conexões com as principais empresas do setor.
Por fim, depois de dois dias intensos de um evento que se consolidou como um verdadeiro sucesso, o time aproveitou o show de encerramento até à espera da 14º edição do Fórum E-Commerce Brasil, prevista para 2023. O próximo encontro promete reunir um público ainda maior, palestrantes nacionais e internacionais e promover discussões, networking e novos negócios para todo o ecossistema. Nos vemos lá!