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Sustentabilidade no E-commerce: 7 dicas para reduzir o impacto e atender consumidores conscientes

sustentabilidade no e-commerce

A sustentabilidade é um tema cada vez mais presente em nossas vidas – e isso inclui também o universo do E-commerce. Com a crescente preocupação dos consumidores em relação ao impacto ambiental e escolhas de consumo, as lojas online têm buscado maneiras de reduzir os efeitos no meio ambiente para atender às expectativas de consumidores cada vez mais exigentes. 

Mas, a pergunta é: de que forma é possível entrar na mira deste nicho de mercado e ao mesmo tempo desempenhar um papel importante como aliado no comércio favorável ao planeta? Listamos abaixo 6 dicas de como as lojas virtuais podem se adequar à sustentabilidade no E-commerce:

1) Redução das emissões de carbono com transporte sustentável:

As lojas virtuais podem investir em alternativas mais sustentáveis para o transporte dos produtos, como a entrega por bicicletas elétricas, carros híbridos ou até mesmo drones. Além disso, incentivar o uso de transportes coletivos ou a retirada dos produtos em pontos de coleta próximos aos clientes (os famosos click and collect) também são uma opção. 

2) Redução do desperdício:

As lojas virtuais podem ajudar a reduzir o desperdício, permitindo que os varejistas ajustem seus níveis de estoque com base em dados e análises de vendas, em vez de previsões imprecisas. Isso reduz a quantidade de produtos que são descartados por excesso de estoque ou por não serem vendidos antes da data de validade. Exemplo disso, é o crescimento dos serviços de aplicativos que ligam os clientes a restaurantes e lojas, a fim de comercializar produtos que não foram vendidos, por um preço reduzido.

3) Uso eficiente de recursos e energia renovável: 

As lojas virtuais podem ser projetadas de forma mais eficiente do que as lojas físicas, usando tecnologias de automação e gerenciamento de energia para reduzir o consumo de eletricidade e água. A instalação de painéis solares ou turbinas eólicas, por exemplo, pode ser uma opção viável para abastecer suas instalações e reduzir a emissão de gases poluentes. Legal, né?

4) Produtos mais sustentáveis:

A sustentabilidade no e-commerce também pode ser sobre oferecer uma seleção mais ampla de produtos sustentáveis, incluindo os feitos com materiais reciclados ou de origem “amigável”. Os varejistas on-line também podem destacar informações sobre a sustentabilidade dos produtos para ajudar os consumidores a tomar decisões mais conscientes na hora da compra (como selos diferenciados e descrições claras).

5) Parcerias com fornecedores sustentáveis: 

É muito mais bacana saber que, indiretamente, você também está financiando um comércio mais ecológico, né? Portanto, outra medida para fomentar isso é buscar parcerias com fornecedores que sigam práticas sustentáveis em suas cadeias de produção. Isso inclui desde a seleção de materiais mais sustentáveis até a escolha de fornecedores com políticas de redução de emissão de gases poluentes.

6) Embalagens sustentáveis: 

Sabe o famoso pacote que vem dentro de outro pacote, que é embalado por outro pacote? As lojas virtuais podem substituir o uso de embalagens de plástico por materiais mais sustentáveis, como papelão reciclado ou biodegradável. Além disso, as embalagens devem ser pensadas de maneira a ocupar o mínimo de espaço possível e evitar desperdício de materiais!

7) Educação e conscientização: 

Esta é uma das medidas mais eficientes a longo prazo. As lojas virtuais podem educar e conscientizar os consumidores sobre práticas de consumo mais sustentáveis, por meio de iniciativas como a promoção de produtos sustentáveis ou a oferta de informações sobre como reduzir o consumo de energia e água em casa. Se a sua marca tem um blog, que tal investir em mais conteúdos sobre isso? Demonstrar interesse em temas relevantes como este além de criar um vínculo positivo com o público, é uma boa estratégia para dar visibilidade ao negócio!

Essas são apenas algumas dicas de como o comércio eletrônico pode se adequar à sustentabilidade no E-commerce. É importante lembrar que a esta é uma questão complexa e que envolve diversas áreas, por isso, é fundamental que as lojas virtuais busquem constantemente novas práticas e soluções para reduzir o impacto ambiental e promover um comércio menos agressivo. Pensar mais verde é, mais do que “estar na tendência”, visar um futuro mais dinâmico e promissor! Pronto para começar a colocar em prática? Até a próxima!