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5 Dicas sobre E-commerce de nicho e como ele pode alavancar suas vendas

E-commerce de nicho

Com o crescente número de E-commerce que surgem todos os anos, encontrar um espaço no varejo online e com propostas diferenciadas de negócio, parece um trabalho cada vez mais difícil. A solução, porém, para destacar a sua loja virtual frente à concorrência, pode ser investir no E-commerce de nicho. Ficou interessado e quer saber como este segmento funciona? Então acompanhe o post:

 

O que é E-commerce de nicho

 

O E-commerce de nicho é o recorte de um grupo de consumidores com interesses em comum, feito pelas empresas. E é a partir deste segmento específico que as marcas conseguem identificar os principais gostos, definir as chamadas “personas” e direcionar suas estratégias para atrair um público orientado, aumentando as chances de conversão. 

No E-commerce de nicho, quanto mais direcionado o público-alvo, melhor trabalhado este segmento pode ser. Trabalhar com moda, por exemplo, é um nicho bastante amplo. Mas trabalhar com sapatos de salto alto confortáveis para pessoas de idade, é muito mais específico. Neste sentido, porque promover sua marca em espaços que ela provavelmente terá muito mais concorrência, sendo que ao entender seu público-alvo as oportunidades se tornam muito maiores? 

Um excelente resultado do investimento em nicho de mercado a longo prazo, é a construção de uma base de clientes fiéis, junto com o reconhecimento da sua marca como autoridade naquele assunto. Façamos um teste: qual a primeira marca de chinelos que vem à sua mente quando dizemos “popular” e “acessível”. Se a sua resposta automática for Havaianas, você acaba de entender o conceito de E-commerce de nicho.

 

Porque entender sobre o nicho do mercado pode fazer diferença?

 

A vantagem de reduzir o seu leque de produtos é justamente o fato de que, ao se concentrar em um grupo específico de consumidores, você acaba por se diferenciar dos demais sites que já ocupam determinado espaço. Além disso, é capaz de direcionar melhor seus esforços de publicidade para atrair os clientes certos, no momento certo. 

Nós já falamos aqui em posts anteriores sobre a importância de entender a fundo as dores do cliente para poder oferecer a melhor experiência de compra possível. Uma das etapas do atendimento personalizado passa justamente por sentir que sua empresa está se comunicando de forma a resolver as principais necessidades de seus clientes.

E, para conseguir entregar preços competitivos, qualidade e tempo de entrega tão atrativos quanto os dos grandes concorrentes, é importante que as empresas entendam muito bem sobre seu E-commerce de nicho. 

 

5 Dicas sobre E-commerce de nicho:

 

1 Procure um nicho de mercado que combine com você

Para quem é empreendedor do próprio negócio é preciso ter em mente que, antes de tudo, você precisará despender de tempo, recursos e investimentos financeiros para fazer seu negócio crescer. Portanto venda produtos que você goste ou ache interessante. Se você não tiver entusiasmo por aquilo que faz, a chance de falhar com certeza será maior!

 

2 Pesquise e estude sobre o seu público e entenda o seu produto

Antes de decidir um nicho de E-commerce para atuar, é preciso estar atento sobre o que os seus potenciais clientes precisam que não está disponível para compra no momento. 

No marketing, a chamada “Proposta Única de Valor” é o que ajuda a definir qual o diferencial da sua empresa e produto, em relação ao mercado, o que faz o cliente escolher você, ao invés do seu concorrente. E escolher um nicho de E-commerce com muitos concorrentes, pode fazer com que mais desafios apareçam durante o seu negócio. 

 

3 Estude o seu modelo de negócio!

Procure saber quem são os seus fornecedores, qual o modelo de negócio mais adequado para você, onde estão os seus clientes e o que fazem os seus concorrentes. Também é importante ter uma ideia sobre hábitos de consumo, como por exemplo procurar qual é o ticket médio de compra, as principais formas de pagamento, o tipo de dispositivo utilizado nas transações e etc. 

 

4 Avalie a demanda do mercado

Entender quais são as reais carências do seu mercado a nível de produtos é essencial para a sua marca ter destaque. A partir do estudo do seu cliente e seus hábitos de consumo, fica muito mais fácil oferecer soluções que sejam rentáveis e que tenham relação com a sua proposta única de valor (PUV). Proprietários de pequenas empresas podem obter muito mais sucesso começando com um produto altamente procurado.

 

5 Fique de olho nas tendências

 

Apesar de ser muito importante acompanhar as tendências, é preciso ter cautela na hora de considerar este critério para escolher um nicho de e-commerce. Isso porque, assim como o nome sugere, muitas das tendências e produtos surgem e desaparecem sem aviso prévio. Assim, apesar de relevante para as buscas, é importante investir em um nicho de mercado que aponte sempre para uma procura crescente e constante. 

 

Como visto acima, entender quais as necessidades do seu cliente e avaliar a forma como ele se comporta online é uma poderosa arma para aumentar as vendas. E para manter uma loja virtual com um nicho de e-commerce bem segmentado, ter uma plataforma completa para acompanhar o crescimento do seu negócio, faz toda a diferença.

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