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Calendário do E-commerce 2023: prepare-se para as datas do varejo!

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O calendário do E-commerce reúne as principais datas comerciais comemorativas para o mundo do varejo e é considerada por muitos lojistas, uma importante ferramenta para potencializar as vendas sazonais. É com base nesta organização, que os times de marketing preparam suas estratégias para as tendências do mercado e apostam em ações para trazer resultados positivos.  

De olho nas tendências do ano que chega, a 2LIG  preparou um Calendário do E-Commerce 2023 com as principais datas que os empreendedores do varejo online não podem deixar passar! Acompanhe o post e saiba como se planejar para a chegada das datas! 

 

Por que fazer um Calendário do E-commerce 2023?

Quem acompanha o Blog da 2LIG sabe da importância que damos, cada vez mais, para o atendimento personalizado. E para conseguir atingir o público-alvo ideal para cada seção, é importante ter em mente que cada data comemorativa, pede um plano de marketing específico. 

E engana-se quem pensa que somente os feriados nacionais despertam o interesse de compra dos usuários no universo digital. Ao estudar e identificar a fundo o seu nicho de mercado, é possível encontrar boas oportunidades de gerar vendas com um planejamento baseado no calendário do e-commerce 2023.

Assim, o ideal é colocar as datas ordenadas todas em um papel, estudar cada uma identificando oportunidades de venda e avaliar a melhor forma de explorá-las conforme o planejamento traçado pela sua equipe de comunicação. Quanto antes este calendário estiver atualizado, mais cedo as equipes podem apostar em conteúdos para blog, para as redes sociais, para e-mails e também para definir as promoções que irão lançar em 2023

 

Calendário do E-commerce 2023: Feriados nacionais

  • 1° de janeiro —  Ano Novo
  • 20-21 de fevereiro — Carnaval
  • 1° de maio – Dia do Trabalho
  • 07 de setembro – Independência do Brasil
  • 12 de outubro – Dia de Nossa Senhora Aparecida
  • 02 de novembro – Dia de Finados
  • 15 de novembro – Dia da Proclamação da República
  • 25 de dezembro – Natal

 

Calendário do E-commerce 2023: Principais Datas para o Comércio

 

20-21 DE FEVEREIRO: Carnaval

Apesar de não ter uma data definida específica, o período do Carnaval é ideal para adicionar um pouco de cor, folia e diversão ao seu E-commerce. Ainda que as promoções não sejam direcionadas a um público específico, a época mais festiva do verão é sempre muito bem aproveitada pelas marcas que querem reforçar a presença nas redes sociais.

 

08 DE MARÇO: Dia Internacional da Mulher

Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data celebra a contínua jornada das mulheres em busca de igualdade social, política e econômica. É uma excelente oportunidade para as marcas valorizarem as clientes com um conteúdo consciente e exaltar o protagonismo feminino. Atenção, apenas, para não cair no uso de estereótipos, já que a publicidade vai além das categorias de moda, beleza, casa e decoração.

 

15 DE MARÇO: Dia do Consumidor

Considerada “a Black Friday brasileira” esta é a oportunidade dos E-commerce fazerem promoções e descontos progressivos para o público que mais engaja nas redes. É bastante comum as marcas terem neste dia o frete grátis, além de ações especiais para os clientes mais antigos.

 

14 DE MAIO: Dia das Mães

Sem dúvidas, esta é uma das datas comemorativas mais populares no mundo todo. O Dia das Mães, depois do Natal, é o evento que mais movimenta o faturamento do varejo, e o ano de 2022 é prova disso: as pequenas e médias empresas tiveram um crescimento de 6,8% em comparação ao mesmo período em 2021, segundo a Nuvemshop

 

12 DE JUNHO: Dia dos Namorados

Esta é mais uma data criada pelo comércio para aquecer as vendas de inverno com os apaixonados de plantão. Conteúdos românticos e produtos que possam ser ofertados para os casais, são excelentes pedidas. Lembre-se de, mais uma vez, evitar estereótipos e dê preferência para campanhas que abracem todos os tipos de relações.

 

13 DE AGOSTO: Dia dos Pais

Data perfeita para homenagear pais de todos os estilos e aquecer o comércio eletrônico com promoções especiais dedicadas ao público. Vale produzir conteúdos exclusivos para as redes sociais, fomentar o engajamento com o público através de ações e muito mais!

 

15 DE SETEMBRO: Dia do Cliente

Bastante similar à estratégia do Dia do Consumidor, o Dia do Cliente é mais uma oportunidade para valorizar quem torna o seu negócio possível. Lembre-se de ter uma comunicação direcionada para o seu público e de oferecer descontos e condições especiais para quem acompanha a sua marca em mais de uma plataforma.

 

12 DE OUTUBRO: Dia das Crianças

Direcionada para os pais, tios, avós e padrinhos, esta data celebra a criança que existe em cada um de nós! Para as empresas que decidirem aderir à data, investir nas redes sociais e sessões nostálgicas com “fotos antigas” pode ser uma boa forma de entrar na brincadeira da temática.

 

24 DE NOVEMBRO: Black Friday

Sem dúvidas, a data mais importante para quem é parte do comércio eletrônico. Para ter sucesso na Black Friday, é indispensável um planejamento prévio tanto a nível de estratégia, vendas, marketing, estoque e logística. Prepare seu E-commerce! Este é o dia nacional (e internacional) dos descontos em todos os setores do varejo!

 

27 DE NOVEMBRO: Cyber Monday

Exclusiva para o comércio online, a Cyber Monday é realizada na segunda-feira seguinte à Black Friday e tem como foco o setor de eletrônicos. Por ser quase uma “continuação” do maior evento de E-commerce do ano, é comum que as marcas aproveitem a data para garantir a venda de produtos que ficaram parados no estoque ou até recuperar os carrinhos abandonados da Black Friday.

 

25 DE DEZEMBRO: Natal

Com a chegada do fim do ano, vem também a data mais importante do ano para o varejo. E ainda que as lojas físicas ainda tenham uma fatia expressiva nesta época do ano, somente no ano passado as vendas online somaram R$4,5 bilhões – o que representou uma alta de 21% em relação ao mesmo período de 2020 – segundo pesquisa. Por isso, planejar ações especiais e entrar no clima natalino é essencial para garantir bons negócios nesta data!

 

 

Agora que você já está por dentro do Calendário do E-commerce 2023, é hora de preparar sua loja online para receber os consumidores e elevar a experiência deles no seu site! A 2LIG é uma empresa especialista em soluções de integração para E-commerce e conta com profissionais capacitados para integrar todos os dados e funções da sua loja, em uma única plataforma. Entre em contato com a nossa equipe e conheça todas as vantagens!