Ano novo, metas novas! Se o seu objetivo for vender mais em 2023 no E-commerce, você chegou ao conteúdo certo! O mercado do varejo online é um dos setores que mais crescem no Brasil. Somente em 2021, segundo dados do PayPal e da BigDataCorp, o comércio eletrônico atingiu a marca de 1,59 milhão de sites, um número que corresponde a 6% do varejo brasileiro. Tal indicador aponta que, no último ano, 789 novas lojas online em média foram criadas por dia no país.
Com números tão otimistas para o futuro do E-commerce, a pergunta que fica é: como turbinar sua loja online para vender mais em 2023? No post de hoje a 2LIG traz 6 medidas simples, mas indispensáveis para o sucesso do seu negócio no ano que chega. Ficou interessado? Acompanhe:
1. Foque na experiência do cliente (UX e UI Design)
Este talvez seja o grande desafio das marcas nos últimos anos e para vender mais em 2023, não seria diferente. A experiência do usuário no E-commerce vai muito além da garantia de execução das funcionalidades dos sites de compra. O Blog da 2LIG já se aprofundou mais sobre a importância e a impressão que o seu site causa em um visitante, desde o primeiro clique até o momento em que ele fecha a janela do navegador.
Para o ano que chega, com a grande concorrência de mercados investindo e migrando para o online, é essencial que a sua loja virtual invista em todas as formas possíveis de prender a atenção dos visitantes, de maneira positiva. É possível encontrar todos os produtos cadastrados com facilidade? As páginas do site são exibidas corretamente? O tempo de carregamento é demorado? Os ícones e botões são claros e intuitivos? Estas devem ser as primeiras perguntas a serem respondidas para garantir bons resultados comerciais no ano que chega.
2. Invista em Ferramentas de Automação
Dentre os principais benefícios, investir em ferramentas de automação, além de poupar tempo da sua equipe e destinar os esforços manuais para outras áreas, acelera consideravelmente o processo de vendas dos produtos! Isso porque, com a automatização de atividades mecânicas simples – como disparo de emails ou até processos mais complexos,como análise de relatórios – é possível compreender a jornada de compra de cada cliente e agir de forma personalizada.
Para vender mais em 2023, como a tendência do varejo online é contar com um número ainda mais expressivo de E-commerce, quem quiser se destacar no meio precisará encontrar atalhos. Neste sentido, os softwares de automação de fluxo de trabalho serão essenciais para executar tarefas repetitivas com lógica baseada em regras, melhorando a produtividade, a eficiência e a precisão organizacional do seu time de vendas.
3. Simplifique o seu processo de check-out
Nada de botões que levam o seu usuário para lugar nenhum! Se o seu objetivo for vender mais em 2023, durante a experiência de navegação dos seus clientes, a regra é clara: na página de pagamentos, quanto mais intuitivo, melhor!
Ainda que cadastros sejam necessários, opte pelos modelos mais simples possíveis. Você não precisa saber o nome completo da bisavó do seus usuários para poder efetuar uma venda, certo? Então deixe os formulários mais complexos para os momentos pós-vendas. Evite também banners desnecessários que tirem a atenção do usuário ou ofertas em excesso nesta página. Lembre-se de que seu usuário deve estar a poucos cliques de efetuar uma transação, portanto quanto menos distrações, melhor para a sua empresa.
4. Facilite as formas de pagamento
Quem é leitor do Blog da 2LIG sabe que costumamos incentivar a diversificação quando o assunto é métodos de pagamento. Quanto mais opções o cliente encontrar para efetuar uma compra, menos “desculpas” o farão desistir da conversão.
Por isso, para vender mais em 2023, facilite as formas de pagamento! Disponibilize sempre mais de uma opção de bandeira para os cartões de crédito e garanta uma fácil usabilidade na página do carrinho. Além disso, esteja de olho na segurança do seu site! Mantenha seus sistemas e plataformas sempre atualizados, exija senhas seguras e autenticação de dois fatores e invista em selos de segurança.
5. Invista em SEO
Se isso já era uma tendência dos últimos anos, para vender mais em 2023 não será diferente. Em um momento em que os E-commerce estão a investir cada vez mais no marketing de conteúdo, garantir um bom posicionamento no Google pode fazer toda a diferença. Dedique tempo para rever a descrição dos seus produtos (com palavras-chaves previamente mapeadas), inclua imagens de boa qualidade (com a função de ALT), disponibilize informações técnicas precisas e até as avaliações dos clientes. Estes parecem passos simples, mas já farão com o que o conteúdo do seu site seja “lido” de forma positiva pelos motores de busca.
6. Use o poder das Redes Sociais!
Aqui não basta estar no Instagram ou ter uma página no Facebook. Uma das estratégias para alavancar as vendas é manter uma boa relação com o seu público também nas redes sociais. Com as tecnologias como realidade aumentada, inteligência artificial e 5G já disponíveis no mercado, os brasileiros têm experimentado uma nova forma de realizar compras online.
Assim, as redes sociais podem ser grandes aliadas para vender mais em 2023. Os conteúdos em vídeo continuam com tudo e, dentro disso, o Live Commerce surge como uma das grandes apostas para o varejo online! Com o objetivo de gerar vendas mais humanizadas, a realização de transmissões ao vivo para promover marcas e produtos certamente será um dos assuntos mais falados para acompanhar e ficar de olho!
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