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7 dicas para preparar seu E-commerce para a Black Friday e faturar mais

Black Friday

A Black Friday 2022 está chegando e a 2LIG, enquanto especialista em soluções para E-commerce, não poderia ficar de fora. No post anterior nós listamos as principais tendências do varejo para o maior evento do ano e hoje você acompanha como preparar o seu site para garantir a alta performance nas vendas. Acompanhe!

 

1 – Prepare seu estoque para a Black Friday

No E-commerce, para além dos desafios gerais, garantir uma gestão de estoque eficaz é indispensável para a saúde financeira do seu negócio e evitar prejuízos. Em períodos como a Black Friday, a atenção e o planejamento devem ser redobrados! Afinal, ninguém quer deixar de vender por falta de produtos ou pior, ter problemas futuros com o excesso dele. 

Reveja sua estratégia e conte com um estoque maior, se for preciso. Outra ideia é escolher produtos específicos para serem “destaque de vendas” e intensificar o tráfego para o seu site. Às vezes é mais vantajoso focar em poucos produtos, mas com bons descontos, do que oferecer promoções pequenas para todos os itens. Ainda com dúvidas sobre o assunto? Não deixe de ver o nosso conteúdo completinho com dicas para uma gestão de estoque eficiente no E-commerce nesse post.

 

2 – Invista na segurança do seu site

Quem é leitor do Blog sabe que este é um tema muito importante no mundo do E-commerce e bastante abordado por aqui. Isso porque antes de um consumidor efetivar uma compra online, um dos principais fatores que favorecem a ação, é a confiança que o site transmite na hora do pagamento. 

Somente na edição da Black Friday do ano passado, foram registradas 119.318 tentativas de fraude entre os dias 25 e 29 de novembro. Esse número representa um crescimento de 131,54% em relação ao mesmo período do ano anterior. Pensando nisso, invista em uma plataforma que garanta a segurança e o mapeamento das vulnerabilidades do seu e-commerce. Além disso, faça testes periódicos e invista tempo para antever qualquer problema técnico com as páginas de carrinho, cadastro ou pagamentos. 

 

3 – Foque na experiência do usuário

Lembre-se que, no E-commerce, a Black Friday é a época mais aguardada do ano. Portanto procure melhorar a experiência do usuário de forma a facilitar a navegação e identificar as promoções. Crie banners de destaque para a página inicial do site, customize as categorias, adicione selos de descontos nos produtos e personalize as redes sociais.

Lembre-se que a estratégia do UX de sucesso consiste em pensar e acompanhar todos os aspectos da jornada do cliente,  que vai desde a interface de navegação do site, até o processo de finalização da compra. Além disso, a experiência do usuário também está ligada à praticidade em acessar o mesmo conteúdo em diferentes dispositivos. 

 

4 – Tenha um site responsivo

Que os acessos via celular já dominam a atenção de grande parte dos E-commerce pelo mundo, não é nenhuma novidade. O aparelho é, hoje, a principal forma de acesso dos brasileiros à internet, sendo que mais da metade deles realiza compras pelo dispositivo.

Por isso, com o tráfego intensificado durante os dias da Black Friday, é importante oferecer um site que suporte múltiplos acessos e se adapte às variedades de dispositivos que podem navegar pela sua loja. 

 

5 – Diversifique os métodos de pagamento oferecidos

Quanto mais métodos de pagamento você oferecer aos seus clientes durante a Black Friday, maiores serão as chances de conversão. Ainda que o PIX seja uma das principais promessas para a edição do evento deste ano, é importante lembrar que o país ainda sofre com os impactos econômicos recentes causados pela pandemia. 

Por isso, pensar em alternativas de descontos para compras pelo cartão de crédito parcelado também são bastante viáveis caso o interesse seja apostar em volume. Disponibilize mais de uma opção de bandeira para os cartões e certifique-se também de facilitar ao máximo a interatividade na página destinada para pagamentos. 

 

6 – Experiência Omnichannel na Black Friday

Nós apontamos recentemente aqui no Blog a experiência multicanal como uma das principais tendências para a edição da Black Friday deste ano. A estratégia conhecida como Omnichannel tem como objetivo melhorar a experiência de compra dos clientes por meio da integração de todos os canais de venda, independentemente de onde ele esteja (online ou offline).

Isso significa dizer que quanto menos barreiras durante a jornada do cliente (seja de atendimento, de cadastro ou de produtos), melhor. Lojas com todos os processos integrados facilitam na hora da conversão dos carrinhos. 

 

7 – Verifique a estrutura da plataforma E-commerce

No dia da Black Friday (e até mesmo na semana que antecede o evento), é bastante comum que o tráfego das lojas virtuais seja intensificado. Muitas mais pessoas vão tentar acessar a sua loja do que o costume e, por isso, é essencial garantir que o seu negócio suporte os acessos simultâneos e conte com uma plataforma de E-commerce estável. Já imaginou ficar com o site fora do ar bem no momento da finalização das compras?

Uma outra dica é investir em um sistema ERP para E-commerce, que permite  controlar e otimizar as diversas áreas da sua empresa, em um só lugar. A 2LIG é especialista em realizar a integração entre plataformas e customizar funcionalidades para gestão de vendas, operações e novos processos. Tudo para garantir os melhores resultados para o seu negócio!

E então, preparado para turbinar sua loja virtual com as nossas dicas e otimizar suas vendas nesta Black Friday? Entre em contato com a nossa equipe e conheça todos os nossos serviços!