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Black Friday 2022: tendências do E-commerce para o maior evento do ano!

Black Friday 2022

A Black Friday 2022 está chegando e, no universo digital, é um dos dias mais aguardados tanto pelos varejistas quanto pelos consumidores. É nesta data que as empresas aproveitam para liquidar estoques enquanto clientes que já acompanham os preços de determinados produtos, aproveitam condições de compra diferenciadas. 

Mas com tanta coisa para se programar, será que o seu negócio está preparado para para o período mais lucrativo do calendário do comércio eletrônico? No post de hoje, acompanhe algumas dicas do que você precisa saber para sua empresa se destacar da concorrência na Black Friday 2022.

 

O que é e quando acontece a Black Friday 2022

 

Originalmente criada pelo comércio nos Estados Unidos na década de 1980, a Black Friday acontece na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças em novembro, o “Thanks Giving”. O que começou como uma estratégia para aquecer o comércio que andava um pouco parado virou um grande sucesso e, de lá para cá, muitos  países também adotaram a data do calendário comercial. 

Hoje, essa é considerada, em todo o mundo, a principal época promocional para o varejo e movimenta a economia de muitos países. Somente no ano passado, o evento no Brasil totalizou mais de R $4,2 bilhões e teve um crescimento nominal de 5% em relação ao ano de 2020.

Neste ano, a edição da Black Friday 2022 está prevista para acontecer no dia 25 de novembro e, para os brasileiros, ela terá um sabor diferente: a Copa do Mundo de Futebol no Catar, que acontece na mesma época. Por isso, para quem quer se destacar nas vendas, é importante criar estratégias diferenciadas com antecedência e principalmente, garantir uma gestão de estoque eficiente!

 

O calendário de vendas da Black Friday 2022

No Brasil é comum que os principais lojistas utilizem a época para promover  ações antecipadas. O objetivo é “esquentar” as vendas e até estender as ofertas durante o mês todo, para aproveitar a onda. Para não ficar de fora de nenhuma oportunidade, acompanhe as demais ações do calendário:

 

  • Esquenta Black Friday: Semana anterior à quinta-feira pré-Black Friday;
  • Black Week: Campanha promocional durante toda a semana do evento;
  • Black Friday: Descontos que acontecem apenas na sexta-feira;
  • Black Weekend: As ofertas da Black Friday estendidas para o final de semana;
  • Cyber Monday: Segunda-feira de promoções exclusivas para produtos do setor de eletrônicos, games e tecnologia.
  • Black November: Todo o mês de novembro programado com promoções.

 

Insights da Black Friday 2021

 

Para começar a organizar a Black Friday 2022, antes, é preciso entender um pouco mais sobre os aprendizados da edição anterior. Esses dados são importantes para os varejistas porque, além de serem reais, oferecem com mais precisão o que precisa ser repensado a nível de oferta, estoque e outros pontos importantes para superar os resultados do passado. Em termos de mercado, as principais observações da Black Friday 2021 segundo relatório:

 

  • O ticket médio das compras foi de R $753, representando uma subida de 16% comparada com a edição de 2020.

 

  • O esquenta Black Friday teve um faturamento de R $2,8 bilhões, 31% maior do que em 2020. Além disso, teve um crescimento de vendas maior do que a sexta-feira em um comparativo com 2020, crescendo 10% contra 4%;

 

  • Em volume de pedidos, os segmentos mais bem-sucedidos foram: eletrodomésticos, casa e decoração e moda e acessórios;

 

  • O maior volume de faturamento foi no horário das 11h00 às 11h59, considerando entre a meia-noite da quinta-feira e 23h59 da sexta-feira. O valor total ultrapassou R$220 milhões;

 

  • 54% das compras foram realizadas à vista; 15,4% pelo parcelamento de quatro a nove vezes e 10,6% parceladas em 10 vezes.

 

  • Foram realizadas 119.318 tentativas de fraude entre 25 e 29 de novembro, segundo análise do ClearSale. Um crescimento de 131,54% em relação ao mesmo período do ano aterior.

 

  • O site Reclame AQUI, faltando 5h para encerrar o evento, já havia registrado 19% mais queixas que o total de 2020. Entre as principais reclamações estavam atraso de entrega, propaganda enganosa, estorno de pagamentos, e problemas na finalização da compra. 

 

O que esperar da Black Friday 2022:

Baseando-se nos resultados da edição do ano passado, o principal fator que pode-se esperar para o comércio eletrônico no evento deste ano, são as adaptações de hábitos de compra dos consumidores que, desta vez, podem sair às ruas. 

Com cada vez mais empresas fazendo a integração do físico para o online, entender mais sobre o universo dos E-commerce e como estar preparando para a Black Friday 2022 pode ser a chave para o sucesso de vendas. 

 

1 Experiência Multicanal

Uma pesquisa recente apontou algumas tendências de consumo que podem ajudar:  71% dos 2 mil entrevistados se mostraram, neste ano, simpáticos à ideia de um atendimento omnichannel, sendo a  opção de comprar um produto online e retirá-lo em uma loja física, uma alternativa. 

Para as empresas, isso significa o desafio de garantir a qualidade da mesma experiência de compra em todos os canais por ela disponibilizados, sejam eles no meio online ou offline.

 

2 Formas de pagamento

Ainda que não seja novidade, o PIX é uma das principais promessas para a edição da Black Friday 2022. Como mencionado acima, na edição do ano anterior, 54% das pessoas optaram por realizar compras à vista.

 Esta é, para os varejistas do online, uma das formas de pagamento mais rentáveis, uma vez que garante o dinheiro na mão com menores taxas pagas aos intermediadores. O PIX, por sua vez, alia segurança e agilidade, tanto para o cliente quanto para o lojista. 

Se tiver a chance, não deixe de pensar em estratégias específicas para incentivar o uso desse método!

 

3 Copa do Mundo e Eleições

Se tem duas coisas que elevam os ânimos dos brasileiros, estas coisas são Futebol e Política. Com a economia do país ainda sentindo os reflexos da pandemia de 2020, é normal que estes contextos influenciem no poder de compra da Black Friday 2022.

Com isso em mente, pode ser que a edição deste ano ainda não seja o momento de as empresas sinalizarem seus recordes de vendas. Para os mais otimistas, porém, a sazonalidade pode ser estratégica: comerciantes do setor de artigos esportivos, por exemplo, já projetam aumento na receita, assim como o comércio de eletrodomésticos, com vendas de televisores.

 

4 Categorias de compra

O relatório de insights produzido pela NielsenIQ Ebit apontou para os produtos que deverão ter destaque de vendas na Black Friday 2022, as seguintes categorias:

  1. Roupas e acessórios: 34%
  2. Smartphones: 33%
  3. Eletrônicos: 33%
  4. Calçados: 27%
  5. Eletrodomésticos: 27%
  6. Perfumes e cosméticos: 26%
  7. Computador: 23%
  8. Móveis: 20%
  9. Utilidades domésticas: 20%
  10. Viagens: 16%

 

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