Ter uma gestão de estoque na sua empresa, é quase como saber gerir um guarda-roupa. Sabe quando você organiza suas gavetas de roupa priorizando alguns padrões para facilitar o uso de todas no dia a dia? Seja por cor, pela frequência de uso ou até pela estação do ano, o importante é obter como resultado as peças que você precisa, sempre limpas à mão e prontas para o uso. Com a gestão de estoque não é muito diferente.
No E-commerce, para além dos desafios gerais, garantir uma gestão de estoque eficaz é essencial para a saúde financeira do seu negócio e evitar prejuízos. Pensando nisso, o post de hoje é especial para você que tem uma loja online, mas precisa de algumas dicas para manter em dia a manutenção do seu estoque! Acompanhe:
O que é gestão de estoque e como ela funciona
A gestão de estoque é responsável por manter em dia todo o fluxo de mercadorias das empresas. Ela representa a capacidade de organizar e controlar a quantidade de cada produto, insumo ou matéria-prima em um determinado período de tempo. Isso significa dizer que, a partir deste sistema é possível mensurar desde o fluxo de entradas e saídas, até o controle de necessidade de novas compras.
Em alguns setores específicos do varejo como o de roupas e de comida, controlar o estoque também é essencial para que se tenha noção dos principais produtos que precisam ser reabastecidos com frequência para que a qualidade da produção não seja prejudicada e… Que não haja desperdícios.
Assim, para gerenciar os estoques, as empresas utilizam diferentes ferramentas de controles, podendo ser manuais (como planilhas ou anotações pessoais), ou através de softwares de sistema integrado, como o ERP. Confira mais abaixo sobre o por que manter atualizado, tudo o que acontece na sua empresa!
Afinal, qual a importância do controle de estoque?
Diferente do que se pensa, contar com um depósito cheio de mercadorias não necessariamente é sinônimo de sucesso de vendas, pelo contrário. Isso pode significar, além de maior custo de armazenamento, um investimento desnecessário em produtos que ficarão parados, sem perspectivas de saída. No setor alimentício, por exemplo, o problema fica ainda maior quando os itens parados são perecíveis e estão fora do prazo de validade: vão direto para o descarte.
Assim, como parte fundamental de qualquer negócio, o controle de estoque é muito mais do que compreender sobre demandas e determinar necessidades de abastecimentos. A importância de fazer um controle de estoque nas empresas é também garantir um fluxo de logística eficiente para os clientes, que respeita prazos de entrega e monitora o histórico de vendas de forma a criar projeções de crescimento.
Além de minimizar erros, sistematizar o que se tem disponível para venda é uma boa forma de estudar hábitos de consumo do seu setor, antever problemas de sazonalidade e até negociar preços melhores com os seus fornecedores.
Dicas para uma gestão de estoque eficiente no E-commerce
Por menor que seja a empresa, estar atento ao que se tem e formalizar isto em forma de dados é fundamental. Anote algumas dicas para garantir uma gestão de estoque eficiente:
1. Tenha um registro de entradas e saídas
Para manter a organização em dia, experimente fazer inventários periódicos sobre a movimentação do estoque. Este controle físico e financeiro traz informações reais sobre as vendas, a quantidade disponível de cada item, perdas, extravios e seu correspondente valor financeiro. Assim é possível administrar os dados de forma confiável e padronizar os artigos de acordo com a situação cadastral.
2. Acompanhe o giro dos produtos
“Quais produtos da minha loja costumam sair mais?”; “E quais saem menos?”; “Será que existe sazonalidade nos meus pedidos?”. Uma boa forma de calcular o giro das mercadorias e aperfeiçoar o processo de compras, diminuindo a pressão sobre o capital, é ficar de olho no seu estoque. Ao invés de investir muito em produtos que saem pouco e arriscar ficar sem repor aqueles que trazem mais lucro, acompanhe os dados e opte por uma reposição periódica para os itens mais baratos e com menos demanda.
3. Não faça a administração do estoque manualmente
Por menor que seja o seu negócio, uma dica importante é evitar que o controle do estoque seja feito de forma manual. Ainda que muito utilizada por empresas de pequeno porte, as famosas planilhas não foram projetadas para fins gerenciais e, portanto, contam com uma série de limitações. Quando as informações são inseridas uma a uma de forma manual, a chance de erros de digitação, duplicidade ou até a falta de registro aumentam consideravelmente.
4. Integre e gerencie seu estoque em um único Sistema
Para quem tem um E-commerce é essencial integrar o setor de estoque com as demais áreas da empresa. Nós já citamos aqui no Blog sobre a importância da utilização de softwares de Sistemas integrados ERP para o sucesso dos comércios eletrônicos e, para o estoque, não poderia ser diferente.
Na prática, a 2LIG é uma excelente parceira para manter a gestão de estoque do seu negócio eficiente e atualizada. Com a integração entre plataformas de E-commerce e sistemas ERP, é possível automatizar rotinas e fluxos de trabalho, facilitando a troca de dados entre todos os setores da empresa e garantindo o controle do estoque. Entre em contato com a nossa equipe e descubra todos os benefícios! Até a próxima! 🙂