Você já ouviu falar em Sistema de Integração ERP? Quem é empreendedor, sabe: à medida que o seu negócio cresce, fica cada vez mais difícil manter todos os dados financeiros da empresa em dia, com os fluxos de produção e distribuição atualizados. E para quem tem um E-commerce não é muito diferente.
No varejo da era digital, a grande vantagem de sistemas integrados como o ERP, é de auxiliar os profissionais de uma empresa a registrar e gerir informações de forma rápida, simples e eficaz. Desta forma, é possível centralizar pedidos, estoque, serviços de logística, transportes, notas fiscais e muitos outros fluxos de forma organizada e em um único software. Ficou interessado? Acompanhe o post!
O que é um Sistema ERP?
A sigla vem do inglês e significa Enterprise Resource Planning ou, em português, Sistema Integrado de Gestão Empresarial. O ERP é um software que permite integrar todos os dados e funções de uma empresa, em uma única plataforma.
De forma simples, um dos objetivos principais dessa ferramenta é automatizar as etapas que envolvem os processos de cada área de trabalho, sincronizando as informações em tempo real. Isso significa dizer, por exemplo, que é possível conectar áreas como finanças, logística, recursos humanos, produção, marketing e vendas apenas em um único lugar.
Assim, com uma visão panorâmica do negócio, é possível que as empresas se planejem melhor, reduzam custos e evoluam a cadeia produtiva. Tudo isso em um enorme banco de dados que pode ser acompanhado de perto, com todas as informações acessíveis para os gestores.
Como o sistema ERP funciona na prática
Assim como o sistema nervoso é responsável por centralizar as funções de cada núcleo de comando do nosso corpo, é comum que nas empresas haja uma ferramenta em cada departamento para gerar relatórios e executar tarefas.
Na prática, o sistema de ERP funciona como um “grande sistema nervoso central empresarial”, capaz de automatizar todos os processos manuais, armazenar os dados e fornecer respostas rápidas para a tomada de decisão.
Desta forma, ao invés de cada área contar com um software isolado, o ERP concentra todas as informações de forma integrada e inteligente, oferecendo às empresas mais autonomia na execução de tarefas e alinhando a comunicação entre os setores.
Vantagens do ERP para o E-commerce
Independente do tamanho da empresa, investir em um sistema integrado pode fazer toda a diferença. Um bom sistema ERP é flexível e dividido em módulos, que podem ser implementados de forma parcial ou gradual, de acordo com as necessidades e condições de cada utilizador.
Para os microempreendedores, por exemplo, o ERP pode ser o primeiro passo para uma organização completa de todos os dados, estoque e atividades.Nas empresas de médio porte, que já contam com um pouco mais de complexidade em seus processos, o software pode atuar como um grande aliado na gestão da qualidade das tarefas, bem como na elaboração do planejamento estratégico geral.
Já para as grandes empresas, como visto, o sistema ERP torna-se indispensável para garantir o fluxo de organização de todos os setores, transformando o trabalho complexo do dia a dia em operações simples e eficientes. Dentre muitas outras, podemos listar como as principais vantagens do ERP para o E-commerce:
Economia de tempo
Centralização e segurança da informação
Padronização de processos e atividades
Criação de estratégias personalizadas e direcionadas
Controle de estoque e custos operacionais
Gestão comercial, vendas e CRM
Facilidade para emissão de notas fiscais.
2LIG, ERP e Sistemas de Gestão Integrada
Agora que você já conhece um pouco mais sobre o sistema de gestão de informação e todos os benefícios que ele pode trazer para o seu negócio, saiba que escolher o parceiro de implantação certo é tão importante quanto escolher a ferramenta de ERP.
Por isso, se o objetivo da sua empresa for aumentar a produtividade, melhorar a qualidade dos processos e garantir o acesso rápido e seguro a informações voltadas para tomada de decisão, a 2LIG tem tudo para ser seu principal parceiro nesta jornada! Além disso, as integrações são 100% personalizadas e feitas por uma equipe de especialistas. Entre em contato e descubra como otimizar suas vendas!