Seja muito bem-vindo à segunda parte do Glossário do E-commerce que a 2LIG preparou para você! Neste “dicionário do varejo” reunimos alguns dos termos mais comuns e importantes que você deve ter em mente quando o assunto é gerenciar uma loja online! Perdeu a primeira parte? Acesse por aqui. Ficou curioso para os próximos termos? Então acompanhe:
Glossário do E-commerce:
K
Keyword:A palavra-chave é o termo utilizado no marketing de conteúdo para melhor descrever o tema/produto de modo a facilitar a busca no Google. Desta forma, todas as campanhas, sejam orgânicas ou patrocinadas, recebem mais destaque.
KPI (Key Performance Indicator): O indicador-chave de desempenho permite acompanhar se as métricas escolhidas para determinada ação estão, ou não, a ter o resultado pretendido. Esses indicadores são excelentes aliados dos gestores porque permitem mensurar o sucesso das ações de diversas áreas de um negócio como vendas, finanças, atendimento ao cliente ou marketing. Confira aqui nosso post completo sobre o assunto!
L
Lead: Potencial cliente que aderiu à sua base de dados. O visitante que chega ao seu site se cadastra para receber ofertas por e-mail ou um conteúdo exclusivo, por exemplo. A grande vantagem para quem tem e-commerce em manter contato com essa base, é receber insights de pessoas que já demonstraram interesse no seu produto ou serviço e alcançá-las novamente por meio de outras ações.
Logística: Processo que envolve o fluxo completo do estoque, que vai desde o recebimento e conferência de matérias-primas necessárias, até o rastreamento dos pedidos enviados. Quando bem estruturada, é um fator chave na experiência de compra positiva para o consumidor online. Acompanhe aqui nosso post sobre a importância da logística para quem tem E-commerce!
Landing Page: Estratégia com o objetivo de criar links externos às páginas originais, para apresentar ofertas específicas ou então capturar novos leads por meio de cadastros.
LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais): Lei nacional criada em 2018 que regulamenta a coleta, o processamento e o uso de informações pessoais dos usuários da internet, para garantir a segurança e a privacidade dos mesmos.
M
Marketing de Conteúdo: Uma das estratégias adotadas pelo Marketing Digital. O conjunto de ações tem como objetivo criar um vínculo com o público, encantar por meio de conteúdos digitais e gerar uma necessidade de compra espontânea e personalizada.
Metaverso: Camada da realidade virtual cada vez mais frequente na web, construída por meio de diversas tecnologias digitais como a Realidade Virtual, a Realidade Aumentada e os hologramas. O metaverso é uma das tendências para o futuro do E-commerce, com a utilização de vitrines virtuais e criptomoedas.
Marketplace: Plataforma online onde diversos varejistas podem anunciar seus produtos. Neste grande “shopping online” os usuários podem comprar produtos de diferentes lojas, mas em um mesmo site, por um único pedido.
N
Newsletter: E-mail informativo ou promocional que destaca alguma ação especial da loja, antecipa tendências, destaca conteúdos exclusivos ou encaminha para o blog do e-commerce.
O
Omnichannel: Estratégia utilizada com o objetivo de melhorar a experiência de compra dos clientes por meio da integração dos canais de venda entre as lojas físicas e online.
Otimização: Para os sites, este termo é utilizado quando são aplicadas técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para melhor ranquear páginas da web no Google ou outros buscadores. Este conjunto de boas práticas envolve editar o código HTML, qualidade do conteúdo, utilização de palavras-chave e etc.
P
Pop-up: “Janela” automática que se abre no navegador, indicando alguma promoção ou alertando para alguma ação específica.
Persona: Personagem fictício criado pelas empresas para melhor descrever/se aproximar do seu público-alvo. Por meio da criação de um perfil com nome, idade, hábitos de consumo e demais dados, as empresas conseguem traçar um perfil mais personalizado dos clientes.
R
ROI (Return on Investment ou Retorno de Investimento): Um dos principais indicadores para análise de KPI. Esta métrica determina os resultados e lucros obtidos sobre todo o investimento financeiro realizado.
Responsividade: Nos sites é caracterizado pela “adaptabilidade”, fácil navegação e usabilidade em qualquer dispositivo eletrônico, seja pelo computador, celular ou tablet.
Remarketing: Estratégia de anúncios digitais com o objetivo de alcançar usuários que já tiveram contato com a sua marca, produto ou serviço.
Retargeting: Tal como o remarketing, é uma estratégia para atrair usuários que já se interessaram por produtos, mas com ação direcionada em anúncios pagos.
S
SEO (Search Engine Optimization): Conjunto de estratégias orgânicas adotadas para melhorar o posicionamento de uma determinada página nos sites de buscas. Para quem tem um E-commerce, é fundamental que o processo de definição de conteúdos do seu site conte com este tipo de recurso.
Seller Central: Ferramenta de gestão que possibilita grandes marcas expandirem seus canais para que outros lojistas possam vender seus produtos, transformando seu E-commerce tradicional em um marketplace.
SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor): Canal de atendimento por onde clientes estabelecem contato direto com as empresas para solucionar problemas, propor melhorias e tirar dúvidas em relação à marca, serviço ou produto.
SEM (Search Engine Marketing): Estratégia do Marketing Digital que utiliza métodos pagos para aparecer nos resultados de buscadores de pesquisa.
T
Taxa de conversão: Dentro dos KPIs, é uma métrica que analisa o resultado de alguma ação prática de clientes que visitaram sua loja, como vendas diretas, downloads de conteúdos, cadastros no e-mail ou assinaturas, por exemplo.
Teste A/B: Comuns nas campanhas de e-mail marketing e de anúncios patrocinados, é uma estratégia que avalia como o público reage a diferentes opções de estímulos e abordagem.
Ticket Médio: Análise do valor médio que os clientes do seu E-commerce gastam em compras, com base no faturamento total e o número de consumidores daquele período.
U
URL (Uniform Resource Locator): Termo técnico para o endereço de qualquer site que é digitado no navegador da internet.
UX (User Experience): Como sugerido pelo próprio nome, são as atividades que facilitam a experiência do Usuário, com foco principal na navegabilidade do site e conversão.
UI Design (User Interface): Parceiro da Experiência do Usuário, o objetivo do UI é criar uma interface de navegação que favoreça a interação com o usuário, como o desenvolvimento de assistentes virtuais, por exemplo.
V
View/Visita: Métrica que contabiliza a entrada de usuários ao seu site. Podem ser medidas como “únicas”, independente do tempo que os visitantes permaneçam navegando pelo seu site.
W
WEB 3.0: Considerada pelos especialistas como “a nova onda da internet”. As tendências apontam para a utilização do metaverso, privacidade e segurança de dados e descentralização.
Web Analytics: Principal ferramenta para o processo de recolha, análise de dados e criação de relatórios personalizados para os sites na web.
Ufa! Agora que você já está mais familiarizado com os termos do glossário do E-Commerce, não deixe de conhecer as soluções que a 2LIG disponibiliza para quem tem um negócio online! Além de consultoria, você encontra os melhores serviços de integração e especializados para o seu e-commerce! Confira na nossa página ou entre em contato com a nossa equipe!
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