A união das lojas físicas com as virtuais já era uma forte tendência para quem acompanhava o mercado nos últimos anos. Mas foi a partir de 2020, que o comércio eletrônico ganhou ainda mais força, quando boa parte do globo se viu obrigado a fazer suas compras, exclusivamente, pela internet.
Assim, o desafio das empresas, grandes ou pequenas, é otimizar processos, minimizar os erros e agilizar nas entregas. De forma simples, está todo mundo em busca de um fator chave essencial na experiência de compra do consumidor online: tornar suas cadeias logísticas mais práticas e eficientes.
No post de hoje entenda sobre a importância de um sistema de logística bem estruturado para o comércio eletrônico em 2022 e saiba porque adotar plataformas eficientes de gestão. Acompanhe!
A importância da logística no E-commerce
A logística no e-commerce é parte de um processo fundamental para garantir uma boa experiência de compra do começo ao fim já que, apesar de não existir uma loja física, é necessário armazenar e transportar as mercadorias disponíveis. De forma geral, ela envolve diversas etapas interligadas em um fluxo completo, que vão desde o recebimento e conferência de matérias-primas necessárias, até o rastreamento dos pedidos enviados.
Assim, para oferecer uma jornada de compra positiva para os clientes, é necessário olhar para cada etapa que compõem o fluxo logístico do seu negócio, buscando sempre otimizar a velocidade dos prazos e os custos associados. Algumas dicas para um processo de logística de sucesso:
- Estruturar o fluxo do início, até o ponto de entrega:
É importante estar atento ao processo de armazenagem, expedição e entrega de mercadorias.
Contar com uma boa plataforma de E-commerce:
Tenha um layout de fácil navegação mas não se esqueça de itens como a plataforma escolhida e integração com serviços complementares.
Manter o controle de estoque atualizado
Este processo permite ter um conhecimento real dos itens disponíveis, facilitando também na tomada de decisão para futuros investimentos.
Optar pelas melhores opções de entrega:
Definir quais transportadoras serão contactadas, simulação de preços e prazos a serem cumpridos. É melhor terceirizar? Ou seguir com um modelo híbrido?
Contar com um Serviço Integrado ERP:
Centralize informações financeiras, emita notas fiscais e registre dados sobre o estoque por meio de um sistema de gestão integrada.
Acompanhar as entregas:
é responsabilidade da empresa fazer com que o produto chegue corretamente ao local de destino! Tenha códigos de rastreio e acompanhe o status da mercadoria.
É preciso ter em mente que estas são apenas algumas das boas práticas que envolvem o mundo do e-commerce. Toda vez que um cliente entra em uma loja online e finaliza um pedido, ele está apenas no primeiro passo de todo o processo que permite que os produtos escolhidos cheguem até ele. Por esse motivo, a logística para e-commerce é essencial para qualquer empresa que trabalhe com vendas pela internet.
Os desafios da logística no varejo online
No Brasil, o setor de vendas do mercado online cresceu 20,56% só em janeiro de 2022, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Segundo o MCC-ENET, referência em métricas e indicadores do consumo online no país, se os hábitos de consumo antes prezavam apenas comodidade e economia de tempo, hoje, para quem compra online, fatores como prazo de entrega e preço do frete são os itens mais considerados.
E é aqui que muitas empresas cometem um dos maiores erros no varejo online, que comprometem a experiência da compra e a fidelização dos clientes: atrasos na entrega, fretes mal calculados e falta de comunicação com as transportadoras dos produtos.
Segundo um estudo realizado pela empresa Moosend, 60% dos abandonos de carrinhos em lojas virtuais, se dão pelos altos custos de envio dos produtos. Da mesma forma, 18% das desistências ocorrem quando os clientes se deparam com longos prazos de entrega disponíveis.
Nas pequenas empresas, é muito comum o acúmulo de funções administrativas por parte dos gestores, como negociar prazo com os fornecedores, lidar com clientes, etc. Tais demandas acabam por consumir boa parte do tempo disponível para as atividades e a organização do fluxo de entrega, acaba indo por água abaixo.
Desta forma, contar com um sistema de logística bem estruturado pode ser o grande diferencial para empresas que, além da qualidade dos produtos, prezam pela experiência de compra e fidelização de seus consumidores.
2LIG, ERP e Sistemas de Gestão Integrada
E se dissermos que é possível integrar todas as funções administrativas de uma loja online em um único tipo de software? Sim! O ERP (Enterprise Resource Planning, ou planejamento de recursos de uma empresa, em tradução livre) é um sistema de gestão por meio do qual é possível centralizar pedidos, estoque, serviços de logística, transportes, notas fiscais e muitos outros fluxos.
À medida que um negócio cresce e se torna mais complexo, manter todos os dados atualizados e gerir os diferentes setores fica cada vez mais trabalhoso. A grande vantagem de sistemas integrados como o ERP, é que ele auxilia os profissionais de uma empresa a registrar e gerir informações de forma rápida, simples e eficaz.
Desse modo, organizar o fluxo logístico se torna mais simples porque as informações estarão todas no mesmo lugar. Confira abaixo 5 bons motivos para contar com um sistema ERP no seu e-commerce:
Simplicidade na gestão financeira
Facilidade para emissão de notas fiscais
Controle de estoque
Centralização de informações
A 2LIG é uma empresa especialista em realizar a integração entre plataformas de e-commerce e sistemas ERP. Realiza a integração ponto a ponto diretamente sem estacionar os dados, reduzindo assim os riscos e ganhando agilidade na latência da informação. Mais simplicidade na rotina do seu negócio e menos trabalho para a sua equipe! Entre em contato com a nossa equipe e descubra como otimizar as vendas da sua empresa!