O Dia das Mães, comemorado no próximo domingo, é uma das datas que mais atraem clientes no e-commerce em todo o Brasil. Considerado por muitos como “o Natal do primeiro trimestre”, a expectativa para 2022, deve aquecer as vendas pelos próximos dias e traz esperança para os varejistas. O dia, que tem uma contribuição expressiva para o comércio online, promete movimentar as lojas e impulsionar o faturamento do setor.
Quer ficar por dentro dos principais números e tendências para o Dia das Mães de 2022 e, de quebra, conferir algumas dicas de melhoria para o seu negócio? Acompanhe o nosso post de hoje!
O que esperar do mercado para o Dia das Mães 2022
Se no ano passado o comércio estava incerto sobre o rumo das vendas, este ano o ato de presentear está bastante promissor. Ainda que o cenário econômico do país e a alta da inflação apertem um pouco no bolso dos brasileiros, segundo o levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 79% dos consumidores devem realizar, pelo menos, uma compra para a data.
A expectativa é de que aproximadamente 127,2 milhões de brasileiros movimentem o mercado, gerando uma renda de, aproximadamente, de R$ 28,16 bilhões nos segmentos de comércio e serviços. Dentre eles, os campeões de venda continuam a ser no setor de roupas, calçados ou acessórios (44%), seguidos de perfumes (37%), chocolates (23%) e, por último, no de cosméticos (23%).
Se para quem já está acostumado a fazer compras pela internet o momento é de cautela, para os iniciantes fatores como facilidade de navegação e segurança de dados é fundamental! Confira abaixo nossa lista com 5 dicas para os donos de e-commerce garantirem uma jornada de compra no Dia das Mães completa e fidelizarem clientes para o ano todo:
Dicas para preparar seu e-commerce para o Dia das Mães
Costumamos dizer que no comércio eletrônico, a experiência de compra é a “alma do negócio”. É que, desde a abertura do site da sua loja até o momento em que o cliente recebe o pedido em casa, o processo de compra faz toda a diferença. Assim, oferecer um conjunto de impressões positivas de navegação e de serviços facilita, e muito, no sucesso da sua marca. Algumas dicas para potencializar seu e-commerce:
1. Capriche no UI/UX Design
A Interface de Usuário (UI) e a Experiência de Usuário (UX) são a porta de entrada para qualquer loja virtual! Mais do que um design diferenciado e chamativo, eles devem oferecer simplicidade e objetividade adaptadas à navegação dos clientes. Preocupe-se, por exemplo, em oferecer:
- Cores agradáveis no layout
- Fonte de leitura clara e agradável
- Botões e chamadas para ação (call to actions)
- Páginas de finalização de compra simplificadas
2. Crie promoções atrativas
Segundo a pesquisa, 81% dos consumidores deste ano pretendem fazer pesquisas de preço antes de comprar. Em meio a tanta concorrência, quem acompanha o mercado digital nesta época já espera por descontos que possam facilitar na decisão da escolha por determinada loja, ou não. Se possível, ofereça cupons de ofertas ou descontos progressivos.
3. Tenha um site responsivo
Não adianta nada ter um site lindo pelo computador, se ele perde boa parte da configuração ou não está adaptado quando utilizado pelo celular. Vale lembrar que, de acordo com um relatório da CNDL, em parceria com o SPC Brasil, 7 em cada 10 consumidores utilizam o smartphone para fazer compras online.
4. Ofereça um serviço de FAQ e pontos de contato
Que tal facilitar suas vendas utilizando um suporte de qualidade para quem está navegando pelos seus produtos? Investir em um chatbox, redes sociais ou dispor de uma simples aba de “perguntas frequentes” tanto sobre a loja, quanto sobre descrições dos artigos, pode fazer toda a diferença.
5. Facilite nas formas de pagamento
Lembra sobre a importância da navegação clara, abordada logo no primeiro item desta lista? Este tópico é essencial para garantir a finalização da compra. 8% é a soma do share de carrinhos abandonados por clientes devido a dificuldades em alguma opção de pagamento, segundo estudo do Moosend.
6. Garanta produtos no estoque
De nada adianta oferecer descontos irresistíveis se não há produtos suficientes disponíveis no seu estoque. Participar de eventos sazonais do mercado como estes requer planejamento antecipado e, principalmente, organização. Uma boa alternativa é optar pelo ERP e Sistemas de Gestão Integrada, centralizando seu estoque físico, com o digital.
7. Conte com um bom serviço de logística
Nós já comentamos sobre a importância da logística para quem trabalha no comércio eletrônico neste post e, para o Dia das Mães, não poderia ser diferente! Tenha certeza que dispõe de parceiros e transportadoras suficientes para garantir o preço e o prazo de entrega oferecido pela sua loja online no momento da compra.
E então, preparado para garantir a melhor experiência de compra para o seu cliente no Dia das Mães 2022? Depois de tanta informação, se você é dono de um e-commerce, este é o momento de alinhar sua estratégia de marketing digital para garantir uma jornada de compra intuitiva, clara e… Integrada!
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