Automação de Marketing, você já ouviu falar neste conceito? Muito mais do que apenas “programar disparos de e-mails” ou “agendar conteúdos para as redes sociais”, os processos mecânicos utilizados hoje não só pelas equipes de marketing, mas também de outros setores, é quase que imprescindível para o sucesso de algumas empresas. Isso porque a utilização da ferramenta significa entender e agir de forma personalizada e escalável para os mais variados níveis dentro do processo de compra. Quer saber mais sobre o tema e bons motivos para automatizar seu E-commerce? Então acompanhe o post!
O que é Automação de Marketing?
A automação de marketing é um conjunto de estratégias utilizadas pelas empresas para simplificar processos, tornando-os mais ágeis, eficientes e precisos. Por meio de softwares especializados é possível otimizar o trabalho manual de determinadas funções dentro dos E-commerce tornando as atividades do dia a dia muito mais produtivas e, consequentemente, mais rentáveis para os comerciantes.
O objetivo da automação de marketing no E-commerce é entender as principais necessidades dos usuários no funil de conversão e oferecer a eles todas as informações que precisam, de forma automatizada. Seja por meio de um pop-up de carrinho abandonado ou pelas felicitações personalizadas com cupom de desconto no aniversário: a automação de marketing é hoje um dos principais aliados para quem decide investir no comércio eletrônico.
Como funcionam as ferramentas de Automação de Marketing?
A automação de marketing economiza o tempo da sua equipe e te ajuda a personalizar a comunicação com o cliente. Com ela é possível nutrir leads que, seja por qualquer motivo, não estão prontos ainda para efetivar uma compra. De forma mais simples, ela permite acompanhar cada etapa da jornada de compra dos clientes e garantir uma maior eficiência no funil de conversão, se fazendo sempre presente com anúncios, e-mails ou conteúdos certeiros.
Por exemplo, algumas das principais atividades que podem ser utilizadas pelas ferramentas de automação de marketing:
- Pesquisas de satisfação (no serviço de Pós-vendas)
- Criação de Landing Pages, formulários e pop-ups
- Envio de emails com dicas de utilização do produto (Nutrição de leads)
- Descontos especiais para novas compras;
- Oferta de produtos complementares aos adquiridos (up sell/cross sell)
- Fluxo de abandono de carrinho (para casos de Target Back e recuperação de clientes)
- Agendamento de posts de mídias sociais
- Estratégias de Retargeting, Remarketing e muito mais.
Afinal Automação de Marketing e CRM são a mesma coisa?
Embora sejam ferramentas complementares, a automação de marketing e o CRM não são a mesma coisa. Enquanto a primeira tem como principal objetivo atrair, converter e nutrir os leads, o papel do CRM é arquivar, organizar e acompanhar as interações. Estes dados armazenados pelo CRM, no futuro, serão trabalhados de forma personalizada com estratégias de marketing e possíveis novos leads qualificados serão gerados. Não é à toa que as melhores ferramentas de Automação de Marketing do mercado hoje, também oferecem a possibilidade de se integrar com uma ferramenta de CRM.
Por que usar Automação de Marketing?
Dentre os principais benefícios, destacamos os 3 principais:
1 – ACELERAR O PROCESSO DE COMPRA:
Quem trabalha com Inbound Marketing sabe que entre os estágios do funil de vendas, o processo de decisão de compra não é necessariamente linear e acontece por etapas. Este, é um modelo estratégico criado pelos E-commerce para acompanhar a jornada de compra dos clientes desde o primeiro contato que eles têm com uma empresa, até o momento que realizam a compra de um produto.
De forma resumida, um funil de vendas é dividido em três etapas principais sendo topo, meio e fundo onde, quanto mais próximo do fim, maiores as intenções de compra. Neste cenário, a principal vantagem da automação de marketing é reduzir as dúvidas durante o processo e aumentar a eficiência deste mecanismo de forma a abordar os leads nos momentos certos para que evoluam automaticamente, sem demandar esforços manuais.
2 – MAIS PRODUTIVIDADE PARA A EQUIPE:
Processos automatizados são sinônimo de maior eficiência, com menos recursos. Logo, a automação de marketing libera os colaboradores de atividades mecânicas para focar em tarefas mais estratégicas. Isso diminui a necessidade de uma equipe de marketing toda destinada para o relacionamento com o cliente e fornece aos vendedores mais autonomia para trabalhar os leads “mais fracos”.
3 – COMUNICAÇÃO ENTRE OS SETORES:
Como visto acima, quem investe na automação de marketing tem a oportunidade de integrar os diferentes times que compõem a empresa. Com um sistema único e integrado, por exemplo, as equipes de vendas, atendimento e marketing podem acompanhar o andamento das atividades na ferramenta ao mesmo tempo, receber alertas sobre os status das tarefas, acompanhar o histórico de compras e dados dos clientes e avaliar o desempenho da estratégia adotada em tempo real, propondo melhorias de forma rápida e mais assertiva.
Como a 2LIG pode ajudar?
Só quem tem uma loja online sabe a dificuldade que é manter todos os dados financeiros da empresa em dia, com fluxos de produção e distribuição atualizados à medida que o negócio cresce.
Da mesma forma que as ferramentas de automação de marketing facilitam a vida dos trabalhadores, uma ferramenta de Sistema Integrado de Gestão Empresarial facilita a vida dos gestores. O ERP é um software que permite integrar todos os dados e funções de uma empresa em uma única plataforma, automatizando as etapas que envolvem os processos de cada área de trabalho e sincronizando as informações em tempo real.
A 2LIG é especialista em soluções para E-commerce e realiza a integração entre plataformas e sistemas ERP ponto a ponto, sem estacionar os dados. Assim, as chances de erros são muito menores e sua equipe ganha agilidade na latência da informação. Entre em contato com a nossa equipe e entenda todas as vantagens de automatizar seus processos, dinamizando seu E-commerce e alavancando suas vendas!