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O que é remarketing? Saiba como aumentar sua conversão!

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E se você pudesse impactar mais de uma vez usuários que acessaram seu site, mas não finalizaram a ação desejada? Com o remarketing é possível exibir anúncios de produtos, sugestões de cadastro, compra, download de conteúdos e muito mais!  

No post de hoje conheça um pouco mais sobre esta técnica do marketing digital para o e-commerce e saiba como ele pode beneficiar suas vendas no varejo online. Acompanhe.

 

O que é remarketing? 

 

Remarketing é uma estratégia de anúncios digitais com o objetivo de alcançar usuários que já tiveram contato com a sua marca, produto ou serviço. De forma simples, seria dizer que fazer remarketing nada mais é do exibir, mais de uma vez, conteúdos, campanhas ou anúncios para usuários que já foram impactados antes. 

Sabe aquela máxima do “quem não é visto não é lembrado?”. Ela aplica-se perfeitamente para o remarketing também. Com esta estratégia, o usuário é lembrado da marca, criando uma segunda oportunidade de aquisição ou consumo de determinado produto.

 

Como o remarketing funciona?

 

Já deve ter acontecido com você que depois de procurar por algum produto na internet, coincidentemente passou a ser bombardeado por anúncios sobre esse artigo. Ou depois de visitar uma loja online e deixar algum item no carrinho… Dias depois receber um e-mail lembrando que esse produto ainda está disponível para compra.

Tudo isso pode parecer uma simples casualidade mas, na verdade, nada mais é do que parte do processo do remarketing: cada vez que você acessa um e-commerce, deixa um cookie em seu computador. 

Assim, toda vez que entramos em um site e aceitamos os cookies, estamos compartilhando nossas informações de navegação enquanto usuários. Depois, ao recolher essas informações, os sites “aprendem” sobre nossos interesses e criam anúncios direcionados para o que estamos buscando.

 

Remarketing ou Retargeting? 

 

Apesar de o remarketing e o retargeting terem nomes bastante parecidos e um objetivo em comum (o de re-engajar usuários nas lojas), a principal diferença entre as estratégias está no tipo de uso das suas ferramentas. 

O termo “targeting”, em inglês, significa apontar ou mirar. Desta forma, o retargeting tem como foco direcionar uma ação para um alvo específico em anúncios pagos, dispostos em locais estratégicos das páginas online. Ele busca novos clientes e leads por meio da sugestão de possíveis produtos e conteúdos similares aos quais quem esteja navegando, consuma. Assim, mesmo sem estar procurando por aquela marca em específico, ao ser impactado por um anúncio de algo que possa interessar, o usuário poderá clicar e conhecer a empresa.

Já o remarketing, tem como objetivo exibir novamente anúncios para quem já teve contato com determinada marca antes, mas de forma mais “sutil”. Atua, por exemplo, enviando um email de lembrete de um carrinho abandonado que aguarda pagamento, oferecendo novos produtos ou mesmo reforçando uma ação do usuário para que ele, de fato, finalize a compra.

 

Por que investir em remarketing?

 

Pensar em estratégias de remarketing aumentam consideravelmente o fluxo de visitantes do seu site. De igual forma que é mais fácil fidelizar clientes que já conhecem a sua marca do que atrair novos, também é mais simples gerar conversões de pessoas que já tenham demonstrado interesse pelo seu produto ou serviço antes. 

Segundo o site de pesquisas Moosend, a taxa média universal de carrinhos abandonados é de 69%. Os dados para a para a América Latina, são de 75,3% e, no Brasil, de 82%.

É importante lembrar, entretanto, que os usuários estão em diferentes estágios do processo de compra. Assim, segmentá-los em listas conforme o tipo de ação tomada esperada pode facilitar muito no sucesso da sua campanha de remarketing.

 Estudar bem as etapas do funil de conversão antes de aplicar a técnica garante que a sua empresa alcance os clientes no momento certo. A partir disso, podem ser criados modelos prontos (mas personalizados!) de listas com o conteúdo de emails segmentados para cada um desses grupos.

 Por isso, quando comparado a uma campanha comum, investir em remarketing apresenta, entre outros, benefícios, como:

 

  1. Foco no perfil de usuário com elevado potencial de compra;

  2. Maior taxa de conversão comparada a campanhas de ads em geral;

  3. Maior frequência de exibição da sua marca;

  4. Ajuda na tomada de decisão e finalização da compra.

 

Técnicas para remarketing no seu e-commerce:

 

  • E-mail marketing: Esta é uma das formas mais comuns. A estratégia consiste em enviar e-mails para os usuários cadastrados no site com lembretes de carrinhos abandonados, promoções exclusivas pela plataforma ou cupons de descontos para a compra imediata.
  • Rede de Display: Tem como objetivo divulgar produtos em formato de anúncios do Google (Adwords), com conteúdos que o usuário já visitou ou já demonstrou interesse prévio. Os famosos banners que aparecem com anúncios de produtos nas páginas de navegação. 
  • Rede de Pesquisa: A partir da busca de palavras-chave pesquisadas pelos próprios usuários, os anúncios do Google Ads aparecem na página de resultados. O interessante é que nesta estratégia as publicidades não precisam corresponder, necessariamente, ao termo específico, já que também funcionam com palavras-chave relacionadas a produtos ou serviços complementares.

 

Por que gerenciar sua rede de clientes?

 

Não é novidade que empresas invistam em estratégias de marketing com o objetivo de atrair novos consumidores para seus e-commerces. Os critérios para que isso aconteça, no entanto, envolvem desde a criação e manutenção de sites responsivos até o planejamento de conteúdo. 

Para o remarketing, não existe uma receita de bolo: o objetivo está em convencer pessoas e reengajar clientes a finalizarem suas compras. E, nisto, a prática da utilização das listas de leads como segmentação para as campanhas funciona como uma excelente aliada. 

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