Para quem trabalha no varejo, é bastante comum que a visão do seu negócio esteja fragmentada por etapas. Para o consumidor final, entretanto, não é bem assim que funciona. A mesma marca que ele reconhece nas prateleiras dos grandes supermercados quando vai às compras presencialmente, é a que ele espera encontrar quando faz uma busca pelo aplicativo da loja, pelo celular.
Com a migração das principais empresas para o comércio virtual, o desafio do mercado está em oferecer uma jornada de compra eficaz, mas sem perder a fidelização do cliente.
Diferente do modelo de vendas multicanal, o conceito da estratégia Omnichannel vai além: garantir a entrega da mesma experiência de compra em todos os canais disponibilizados, seja ele no meio online ou offline. Quer entender melhor sobre o assunto e descobrir como otimizar as vendas no seu negócio? Então acompanhe este post!
O que é a estratégia Omnichannel para as empresas?
A estratégia Omnichannel é utilizada com o objetivo de melhorar a experiência de compra dos clientes por meio da integração dos canais de venda entre as lojas físicas e e-commerces. Assim, a partir de um sistema conjunto, é possível consultar históricos e padronizar a qualidade dos atendimentos, assegurando que a mesma informação passada em um canal, seja vista e utilizada por todos os outros.
Através da partilha de informações por meio de banco de dados, a estratégia Omnichannel permite que um atendimento iniciado via rede social, por exemplo, tenha continuidade por telefone ou chat, sem que seja preciso recomeçar o serviço ou que haja perda de informações.
Por que é importante investir no modelo Omnichannel?
Neste modelo de “evolução” do varejo multicanal, mais do que oferecer facilidades, o cliente tem o poder de escolha sobre a forma que deseja ser atendido, por qual canal prefere manter a comunicação e como receber seus produtos. Tudo isso de maneira simples e sem entraves. Mais do que se adaptar ao novo modelo de consumidor, ao adotar estratégias Omnichannel, seu negócio passa a desfrutar de benefícios, como:
Maior satisfação e fidelização dos clientes:
Com experiências diferenciadas, informações claras e fluidas, os usuários se sentem mais seguros em realizar transações. Além disso, clientes satisfeitos geram avaliações positivas! As chances de alavancar sua relação com futuros consumidores também aumentam.
Melhores taxas de conversão:
Quanto menos desvios durante a jornada de compra (sejam eles de atendimento, de informação, ou de cadastro), melhor. Lojas com todos os processos integrados facilitam na hora da finalização da compra dos usuários.
Mais automação nas comunicações:
Com o Omnichannel é possível conhecer a fundo o histórico da sua base de clientes e personalizar de forma mais rápida o atendimento.
Otimização de processos internos:
Esta vantagem é ainda mais visível para as empresas das áreas de marketing, vendas e suporte. Em outras palavras, é possível se beneficiar dos dados dos consumidores em para ações práticas do dia a dia.
Como adotar a estratégia Omnichannel no meu negócio?
Agora que você já está familiarizado com o conceito e as principais vantagens para o e-commerce na teoria, é hora de apresentar algumas dicas práticas para garantir sua estratégia Omnichannel:
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Comece integrando o seu e-commerce à loja física;
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Padronize e os canais de atendimento e mantenha as informações alinhadas;
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Integre as ações do seu negócio nas diferentes plataformas;
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Centralize e acompanhe os dados para mensurar e otimizar as vendas;
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Garanta um SAC e equipe de pós-venda de qualidade;
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Invista em um sistema de gestão (ERP) e de atendimento ao cliente (CRM).
Administrar mais de um canal de venda requer trabalho e organização! Mais do que disponibilidade, é preciso que itens como comunicação, linguagem e a acessibilidade de informações trabalhem em sintonia. E para que a estratégia de vendas dê certo, é preciso que os canais estejam integrados, de forma a garantir agilidade nas operações e uma boa experiência para os usuários.
Por isso, investir em tecnologia de processos é essencial. Além da facilidade de gerenciamento do seu negócio, fica mais fácil antever possíveis problemas. A 2LIG conta com um time de especialistas pronto para auxiliar na construção e otimização da estratégia omnichannel da sua empresa.
Com amplo conhecimento nas plataformas de e-commerce, fluxos de ERP e Marketplace, atuamos como uma das empresas mais conceituadas no ramo de integração! Está à espera de quê para alavancar seu volume de vendas? Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços!