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KPIs para E-commerce: 8 métricas para avaliar seus resultados

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Para quem trabalha no e-commerce, obter sucesso nas vendas requer a definição de estratégias. Por isso, estabelecer métricas e indicadores de performance pode fazer toda a diferença. Mais do que definir, é preciso também acompanhar!

 Quantas pessoas têm visto os seus produtos ou por quais canais sua marca têm feito mais sucesso? Esses, são alguns exemplos de KPIs que indicam o desempenho da sua loja virtual e é a partir da análise desses dados, que fica mais fácil entender sobre o futuro do seu negócio. 

No post de hoje o Blog da 2LIG listou os principais KPIs para acompanhar o seu e-commerce. Mas, antes, vale a pena entender melhor sobre o assunto:

 

O que são KPIs de E-commerce?

Muito utilizado pelos analistas de E-commerce, Key Performance Indicator (KPI), em português, tem como significado “indicador-chave de desempenho”. Esses indicadores são excelentes aliados dos gestores porque permitem mensurar o sucesso das ações de diversas áreas de um negócio como vendas, finanças, atendimento ao cliente ou marketing. 

Em outras palavras, os KPIs para E-commerce funcionam como uma espécie de “termômetro”, oferecendo dados quantitativos para os empreendedores, cujas decisões se baseiam em análises de resultados identificando o que está indo bem e pontos que precisam de atenção. Algumas vantagens de estabelecer e acompanhar KPIs:

  • Traz referências confiáveis;
  • Mede o sucesso das ações;
  • Reduz custos;
  • Identifica oportunidades;
  • Antecipar riscos.

 

Como definir os KPIs do seu E-commerce?

Antes de sair por aí olhando para uma planilha cheia de números, é preciso ter em mente uma estratégia do que se pretende alcançar! Assim, para estabelecer os KPIs de um E-commerce, é necessário considerar em que fase o negócio se encontra e quais as métricas-chave são relevantes para acompanhar. 

Para quem está abrindo uma loja virtual do zero, saber a média de leads e visitas diárias do site pode ser muito mais importante do que a taxa de abandono de carrinhos, por exemplo. Para entender melhor sobre os indicadores, selecionamos as principais métricas que envolvem o E-commerce.

 

Quais os principais KPIs para o sucesso do meu negócio? 

 

1. Tráfego do site

Infelizmente, só colocar sua loja no ar não é suficiente. É preciso acompanhar o volume de visitas no site para poder identificar se o seu negócio está atraindo, de fato, visitantes e potenciais compradores. Junto a este indicador-chave, é possível identificar também a origem do tráfego que está sendo gerada. Este segundo dado é, geralmente, muito útil para as equipes de marketing, já que são especialistas em desenhar estratégias para a captação de novos clientes.

 

2. Taxa de conversão

Esta métrica pode ser utilizada por diferentes departamentos da empresa, a depender do objetivo (como vendas diretas, downloads de conteúdos, cadastros no e-mail ou assinaturas, por exemplo). Lembram-se do número de visitas obtido pela análise do tráfego do site do tópico anterior? A Taxa de conversão é o resultado de alguma ação prática de clientes que visitaram sua loja. 

  • O cálculo da taxa de conversão é feito pela seguinte fórmula: Clientes Convertidos / Nº de Visitantes x 100.

 

3. Taxa de rejeição

Esta é uma métrica de comportamento que identifica usuários que deixaram sua loja sem interagir com nada referente à página de entrada, sem clicar em nada. Se o percentual é alto, por exemplo, é possível deduzir que algum componente da sua loja virtual não esteja disposto de forma engajadora para a ação. Para o setor do varejo, são consideradas taxas de rejeição “na média”, valores entre 20% e 40%.

  • Para calcular a taxa de rejeição do site: Sessões de página única / Total de sessões

 

4. Taxa de abandono de carrinho (AC)

Como o próprio nome sugere, este indicador ajuda a calcular a quantidade de vezes que seus visitantes realizam uma intenção de compra (conversão), mas deixam a página antes de finalizá-la. Os motivos mais comuns para carrinhos abandonados são o custo do frete, formas de pagamento, formulários de cadastro longos ou insegurança de dados por parte do consumidor.

  • Para calcular a taxa de carrinhos abandonados:  Nº de visitantes que não finalizaram a compra / Nº de pessoas que iniciaram o processo de checkout 

 

5. Ticket médio

Este indicador fornece dados sobre o valor médio gasto em compras pelos clientes, com base no faturamento total e o número de consumidores daquele período. Em outras palavras seria calcular, em dinheiro, quanto você fatura por consumidor. 

  • Para calcular o ticket médio: Valor total de vendas (R$) / Quantidade de vendas 

 

6. Custo de aquisição de cliente (CAC)

Muito utilizada pelo departamento de marketing das empresas, esta métrica identifica a verba investida para a captação de novos clientes. O cálculo considera todos os gastos envolvidos, desde o processo da atração de visitantes para o site (como eventos, compra de ferramentas), até o fechamento de alguma venda. 

  • Para calcular o CAC: Valor total de investimentos (R$) / Nº de novos clientes 

 

7. Lifetime value (LTV)

Esta métrica ajuda a definir o valor do ciclo de vida dos clientes, identificando o potencial de lucro que cada um pode gerar, de forma a projetar estratégias comerciais a longo prazo. Se a assinatura mensal de uma revista é de R$ 32,90 e o cliente a mantiver por 24 meses, por exemplo, o LTV seria de R$ 789,60.

  • Para calcular o LTV: Ticket médio x Nº médio de compras por cliente x Tempo médio de retenção do cliente

 

8. Retorno sobre o investimento (ROI)

Sem dúvidas, o ROI é um dos KPIs mais importantes para um E-commerce! De forma simples, ele indica os resultados e lucros obtidos sobre todo o investimento feito. Esse tipo de métrica se mostra indispensável para avaliar se a empresa está no caminho certo, ou se é preciso refazer o planejamento inicial traçado.

  • Para calcular o ROI: Receita – custos / custos  x 100 (%)

 

Os dados do seu E-commerce em um só lugar

Agora que você já aprendeu mais sobre a importância dos KPIs para os E-commerce, monitore as suas métricas de forma simples e venda mais! A 2LIG conta com uma série de soluções para ajudar o seu negócio a ser mais organizado e competitivo. Integramos seu ERP, ordens, pedidos, estoque, logística, Notas Fiscais e muito mais! Entre em contato com a nossa equipe e acompanhe todos os seus dados em um só lugar.