Ao contrário do que muitas pessoas pensam, construir uma loja virtual de sucesso não é apenas escolher uma boa plataforma e listar os produtos certos. Para quem tem um E-commerce, pensar em cada detalhe é uma atividade que exige muita estratégia – e é por isso que contar com a expertise dos profissionais certos pode fazer toda a diferença.
Os marketplaces, que hoje detêm cerca de 78% do faturamento do E-commerce no Brasil, têm tomado cada vez mais espaço no mercado. E é neste cenário de crescentes ideias e novos negócios, que surgem as consultorias em E-commerce.
Este tipo de trabalho personalizado tem como objetivo principal aumentar as vendas não só de quem está começando, mas também de quem já está estabelecido. A consultoria em E-commerce serve também para empresas que já operam fora do digital, mas ainda têm dúvidas e pouca segurança no processo de migrar a sua operação para o comércio eletrônico.
Pensando nisso, para ajudar tanto quem é um novo empreendedor a “navegar em águas desconhecidas” até quem já sabe por onde ir, mas precisa de uma mãozinha, criamos um conteúdo exclusivo sobre consultoria em E-commerce. Quer saber mais sobre o tema? Então acompanhe:
O que é uma consultoria em E-commerce?
A consultoria em E-commerce é um serviço especializado oferecido por empresas com experiência no ramo, criado para melhorar a performance das lojas online. Estas soluções, que vão desde a escolha da plataforma, até a análise do mercado, ajudam a nortear as estratégias adotadas de forma a promover os negócios e, claro, aumentar as vendas.
O consultor é responsável por criar soluções e orientar os gerentes na tomada de decisões, combinando sua expertise de mercado com estudo aprofundado da empresa, do mercado e das oportunidades.
As soluções frequentemente se prestam a conferir ou destacar um diferencial para o comércio eletrônico, tornando mais fácil atrair e manter clientes.
Vantagens da consultoria em E-commerce
A principal vantagem de contratar um serviço de consultoria em E-commerce é a oportunidade de ter um profissional dedicado para a análise da sua empresa. Isso significa dizer que este consultor trabalhará focado, a tempo integral, em encontrar possíveis falhas e oportunidades de melhorias que um funcionário já “imerso” no processo – seja por inexperiência na área ou falta de tempo -, não teria.
Assim, a partir destes insights, o trabalho de desenvolvimento dos pontos mais críticos pode ser desenvolvido em conjunto com o responsável pela contratação e as falhas podem ser corrigidas mais rapidamente.
Caso você esteja começando um E-commerce do zero, este profissional também é a pessoa ideal para ajudar a definir os pontos essenciais do seu projeto, como encontrar o nicho mais adequado e até sugerir os produtos que podem potencializar os resultados. De forma simples, alguns benefícios de contar com uma consultoria no seu E-commerce são:
Melhora a performance geral de vendas no marketplace
Identifica novas oportunidades de produtos de destaque
Projeta integrações próprias para a equipe de tecnologia
Consultorias para recebimento de pagamentos customizados
Diminui o tempo da tomada de decisão
Melhoria de processos logísticos
A 2LIG e o serviço de Consultoria para Marketplaces
Como visto, antes de contratar uma consultoria para E-commerce, é importante ter em mente quais os objetivos finais que a sua empresa espera alcançar. Além disso, contar com profissionais com experiência e já qualificados no mercado pode fazer toda a diferença.
A transição das empresas do meio físico para o online nem sempre é fácil, principalmente nos segmentos mais tradicionais. Assim, a presença de um consultor direcionado para estas atividades é essencial para guiar o empreendedor neste novo mundo, minimizando riscos e maximizando o lucro.
A 2LIG conta com uma equipe especialista que oferece consultoria para os principais donos de vitrines e de produtos, solucionando problemas e oferecendo mentoria para a criação de fluxos.
Por meio de um único painel de gerenciamento, você pode acompanhar e controlar todos os seus produtos em todas as vitrines onde está exposto. Muito mais prático, né? Ter sua loja online não precisa ser difícil. Entre em contato com a nossa equipe e entenda como funciona o nosso serviço de Consultoria em E-commerce.