O Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o comércio eletrônico. Em 2022, apesar de ainda ser um período marcado pela pandemia, a data movimentou cerca de R$ 4,2 bilhões em vendas online, segundo dados da Ebit/Nielsen. A expectativa para 2023 é de um aumento modesto nas vendas, impulsionado pela normalização da atividade econômica e a esperança de um retorno gradual à vida normal. Neste artigo, vamos apresentar as tendências e melhores práticas para que as lojas virtuais se preparem para o Dia das Mães 2023.
Destaques Importantes sobre o Dia das Mães 2022:
- Crescimento de 7,5% em relação ao mesmo período de 2021;
- 7,1 milhões de pedidos foram feitos online;
- O ticket médio foi de R$ 436, o que representa um aumento de 3,3% em relação a 2021;
- As categorias mais vendidas foram moda e acessórios, beleza e perfumaria, casa e decoração, e eletrônicos;
- Em 2022, os marketplaces foram responsáveis por 47% das vendas online no Dia das Mães;
- O uso de dispositivos móveis para fazer compras online durante a data cresceu 6 pontos percentuais em relação a 2021, representando 57% do total de pedidos feitos na data;
Tendências para o Dia das Mães 2023 no E-commerce:
MOBILIDADE:
Esta não é uma tendência exclusiva para o Dia Das Mães e quem é nosso leitor já a mais tempo, sabe. O Mobile Commerce, ou uso de dispositivos móveis para compras online é uma tendência que vem crescendo ano a ano e deve se intensificar em 2023. Segundo o Índice Global de Compras Digitais, elaborado pela Cybersource em parceria com a PYMNTS, o Brasil lidera o ranking dos países que mais utilizam celulares para compras online, com 20% das transações feitas via mobile, contra 10% pelo computador. Portanto, é fundamental que as lojas virtuais estejam preparadas para oferecer uma boa experiência de compra em dispositivos móveis, com sites responsivos e rápidos para a data comemorativa.
PAGAMENTOS DIGITAIS
Quer estar por dentro das principais vendas? A adoção do Pix, o meio de pagamento instantâneo que se popularizou em 2020 e promete permanecer como um dos principais trunfos para 2023, é outra tendência na qual vale a pena apostar. O sistema oferece praticidade, segurança e agilidade nas transações, o que facilita a logística do negócio e evita que as mercadorias fiquem presas no estoque aguardando pagamento. Além do Pix, é importante oferecer outras opções de pagamento, como cartão de crédito, boleto bancário e parcelamento.
EXPERIÊNCIA DE COMPRA
Nunca é demais reforçar um dos principais critérios que levam pessoas a se fidelizarem às marcas e lojas! Oferecer uma experiência de compra agradável e personalizada é fundamental para conquistar novos e manter os antigos clientes. Algumas formas de proporcionar isso são:
- Criação de landing pages específicas para o Dia das Mães, com produtos e promoções exclusivas;
- Oferecer frete grátis ou descontos em compras acima de determinado valor;
- Disponibilizar uma boa política de trocas e devoluções;
- Enviar e-mails personalizados e com ofertas especiais para os clientes;
- Disponibilizar um chat online ou uma central de atendimento eficiente para tirar dúvidas e solucionar problemas.
Para preparar sua loja virtual para o Dia das Mães em 2023, confira nossas dicas:
- Ofereça promoções e descontos atrativos para os clientes;
- Invista em anúncios patrocinados nas redes sociais e no Google;
- Adicione o recurso de compra com um clique para facilitar a experiência do usuário;
- Faça um planejamento de estoque para evitar problemas de falta de produto;
- Invista em embalagens diferenciadas e comemorativas;
- Utilize ferramentas de análise para acompanhar a movimentação das vendas e fazer ajustes em tempo real.
E em quais áreas apostar? Segue a lista!
Os dados para o comércio são bastante animadores, já que um estudo do IFPEAM mostra que 92% dos consumidores pretendem presentear pessoas que representam a figura materna. Segundo o levantamento, as principais opções de compras dos consumidores para o dia são:
- 29% – Roupas, calçados e acessórios;
- 19% – Perfumes;
- 12% – Almoço/jantar em restaurantes;
- 11% – Cosméticos;
- 10% – Eletrodomésticos;
- 7% – Celular;
- 6% – Vale-presente;
- 5% – Passeio/viagem;
- 5% – Eletrodomésticos;
- 3% – Procedimentos estéticos.
UFA! Com tantas dicas, sua loja virtual estará mais do que preparada para o Dia das Mães de 2023 e poderá aproveitar ao máximo essa data tão importante para o comércio eletrônico brasileiro.
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