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4 dicas para aumentar as vendas do seu E-commerce ainda em 2022

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Quando o assunto é aumentar as vendas para o e-commerce, não tem jeito: acompanhar as tendências do mercado e estar de olho no perfil de compra dos consumidores ainda é a melhor estratégia. 

As expectativas para o segundo semestre de 2022 ficam altas porque, segundo pesquisa da  NielsenIQ Ebit, 91,7% dos consumidores do e-commerce têm intenção de efetuar compras online no segundo trimestre do ano, o que corresponde a uma alta de 1,7 ponto percentual sobre os primeiros três meses de 2022. Vale dizer que esta é a maior projeção para os segundos trimestres desde 2018. 

Pensando nisso, é fundamental aprimorar constantemente seu e-commerce, apostando em estratégias de marketing, de logística e de navegação. Para ajudar quem está de olho nos resultados já para o segundo semestre do ano, a 2LIG trouxe 4 dicas imperdíveis. Confira:

 

1 – Otimize a velocidade e o desempenho do seu site

 

Para aumentar as vendas no seu e-commerce, é preciso antes garantir que os visitantes do seu site tenham a melhor experiência enquanto navegam pelos produtos! Isso significa dizer que, além de intuitivo, é preciso que itens como velocidade, responsividade e facilidade no processo de compra sejam levados em conta.

Se o seu site estiver inativo ou lento, a probabilidade de enfrentar uma alta taxa de rejeição e perder clientes em potencial, é alta. Além disso, para que você possa converter novos usuários com mais facilidade, é fundamental que seu site seja também, otimizado para celular. 

Segundo uma pesquisa recente, sites lentos são a causa de 20% do abandono de carrinho de compras. Outra informação relevante é que mais da metade dos usuários da Internet são mais propensos a deixar uma página da web se ela demorar mais de três segundos para carregar. O ideal, segundo o PageSpeed Insights, ferramenta online do Google que avalia a velocidade de carregamento de uma página web, é que seu site leve até 2 segundos para apresentar os resultados das buscas. 

 

2 – Use as avaliações dos clientes à seu favor

 

Quanto mais pessoas avaliarem positivamente sua loja no mundo digital, mais chances de fazer seu negócio crescer. Portanto, uma das maneiras mais simples de fazer com que os clientes confiem em sua marca e potencializar as vendas, é incentivar seus consumidores a comentar sobre seus produtos e serviços quando fizerem compras. 

Seja pela opção de publicar depoimentos de clientes em seu site ou disponibilizar uma pesquisa de satisfação para melhorias futuras, estar atento ao que o consumidor diz facilita muito. Além disso, ao menos 79% dos clientes confiam em avaliações online e recomendações pessoais ao efetuarem compras online.

 

3 – Facilite as opções de pagamento

 

Ainda que novas modalidades de compra estejam em crescimento no Brasil (como o pagamento via PIX ou Criptomoedas), o cartão de crédito com parcelamento ainda é a forma de pagamento favorita dos consumidores. Segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), nas compras feitas pelo desktop, a opção de cartão de crédito parcelado é a mais usada pelos brasileiros (48%), seguida de crédito à vista (24%). Para os consumidores do mobile, o cenário é parecido: 41% optam pelo pagamento parcelado no crédito, enquanto 28% preferem o crédito à vista.

Assim, além de escolher uma solução de pagamentos que aceite as principais bandeiras de cartão de crédito do mercado, outro fator importante para quem deseja aumentar as vendas no segundo semestre de 2022, é aderir às novas formas de pagamento. Ou seja, quanto mais métodos de pagamento você oferecer, maiores serão as chances de conversão. O ideal é buscar por instituições que ofereçam soluções ágeis e que se adaptem às necessidades do seu mercado. 

 

4 – Fique de olho no calendário!

 

A melhor forma de garantir boas vendas nas datas sazonais (aquelas que acontecem em períodos típicos e têm curta duração) é se planejar com antecedência. E para o e-commerce, não poderia ser diferente! Essas datas funcionam muito bem como uma espécie de “gatilho de vendas” e esquentam o mercado online com promoções especiais, que já são esperadas por todos os lojistas. 

Ainda que nos primeiros seis meses do ano tenham datas fortes para o comércio digital como o Dia das Mães, a Páscoa e o Dia dos Namorados, é no segundo semestre do ano que as vendas disparam. Isso porque o Natal e a Black Friday são responsáveis por movimentar uma porcentagem bastante expressiva para o setor, somando mais de R$ 10 bilhões de reais em vendas online. 

Se for possível explorar alguma das datas comemorativas abaixo no seu negócio, aproveite! Anote os principais eventos sazonais que acontecem no segundo semestre do ano para aumentar as vendas do seu e-commerce:

  • 14/08 – Dia dos Pais
  • 15/09 – Dia do Cliente
  • 12/10 – Dia das Crianças
  • 25/11 – Black Friday
  • 28/11 – Cyber Monday
  • 25/12 – Natal

Segundo um estudo realizado pela NielsenIQ Ebit, em parceria com a Bexs Pay, os segmentos que terão destaque de intenção de compra, no segundo trimestre de 2022 são:

  • Cosméticos e Perfumaria: 35,6%
  • Moda e Acessórios: 35,5%
  • Casa e Decoração: 33,9%
  • Alimentos e Bebidas: 32,9%; 
  • Itens de saúde: 25,1%.

 

Agora que você já aprendeu algumas sugestões de como melhorar as vendas no seu e-commerce, é hora de colocar as nossas dicas em prática! A 2LIG é uma empresa especialista em soluções de integração para e-commerce e conta com profissionais experientes no mercado. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como nós podemos ajudar a impulsionar os resultados da sua loja virtual! 

Quer entender também sobre a importância de integrar sua loja física à virtual? Não deixe de conferir esse post e… Até a próxima!