Você já ouviu falar em Social Commerce? Muito citada nos artigos de tendências do varejo online para 2023, esta estratégia de vendas utiliza as redes sociais como base tanto para se conectar com os clientes, como para promover a venda de produtos. Ficou curioso para entender melhor o que é social commerce e como aplicar esta técnica na prática? Então acompanhe o artigo!
Afinal, o que é Social Commerce?
O social commerce é uma estratégia de vendas em que as transações são feitas exclusivamente por meio das redes sociais, como o TikTok, Instagram, Facebook e até Pinterest. Seja por meio de ações de parcerias, anúncios pagos, ou conteúdo com influenciadores, o social commerce conta com uma proposta a longo prazo: criar um canal entre lojas e consumidores onde é possível interagir, compartilhar opiniões e experiências favorecendo o relacionamento com a marca, além de promover compras mais rápidas.
Mas o que isso se diferencia do que já têm sido apresentado nos últimos anos e porque a tendência parece tão promissora para o futuro do varejo online? De forma simples, podemos associar fatores como o crescente número de novos usuários todos os dias nas principais redes sociais no Brasil (quase 80% dos brasileiros), com o interesse das marcas em investir em uma comunicação mais próxima e humanizada.
Atualmente, cerca de 10% de tudo que é gasto na internet já é feito por meio das redes sociais e estimativas apontam que a modalidade tende a crescer 3x vezes mais rápido do que as vendas pelos canais tradicionais. Neste aspecto, somente a Geração Z (nascidos entre a segunda metade dos anos 1990 até o início do ano 2010) somada aos Millennials (nascidos entre 1981 até 1996) já deve responder por cerca de 62% dos gastos.
Em outras palavras, há um enorme nicho de mercado a ser explorado e há cada vez mais usuários disponíveis. As empresas estão de olho na oportunidade de agregar valor às suas marcas, integrar operações e fidelizar potenciais clientes, transformando-os em verdadeiros embaixadores de seus negócios.
Qual a diferença do Marketing de Mídias Sociais para o Social Commerce?
Apesar de estarem diretamente associadas, as estratégias são diferentes. Os profissionais de social media trabalham massivamente com o objetivo de direcionar o máximo de usuários possíveis destes canais, para seus respectivos sites. Assim, por meio de links e chamadas para ação (os famosos CTAs) nos conteúdos publicados, as marcas convidam para que os consumidores cliquem nos botões e que o percurso da jornada do cliente seja iniciado fora dali, através do site.
A proposta do Social Commerce é diminuir essa barreira e as chances de os clientes se perderem no processo de compra, disponibilizando atalhos dentro da própria plataforma para que as ações sejam realizadas de forma mais simples, rápida e intuitiva. Assim, toda a experiência de compra online acontece sem que o usuário deixe a mídia social em que está, permitindo que ele efetue transações com menos cliques e utilizando recursos como, por exemplo, o preenchimento automático de dados pessoais e pagamentos.
Como utilizar o S-Commerce na prática?
Apesar de mais de as mais utilizadas serem, atualmente, as redes sociais elas não são exclusividade para o universo de compras do social commerce. Existem diferentes tipos e plataformas de aquisição e cada uma conta com benefícios e funcionalidades que atendem a diferentes segmentos e nichos de mercado. Vamos listar abaixo, o exemplo de estratégia que envolve o gigante Magazine Luiza, que está no topo de lojas virtuais disponíveis no Brasil. De forma simples, foram 4 os momentos decisivos em que a empresa tomou, ao longo da construção da sua marca, que ajudaram a transformá-la hoje em um verdadeiro case de sucesso:
- Criação do seu próprio E-commerce
- Loja virtual e parceiros Magalu (Magazine Você)
- Criação da Assistente Virtual (A “Lu”, que interage também nas redes sociais)
- Lançamento do App Magalu
5 ações para começar ainda hoje:
1 – Integração de loja virtual nas redes sociais, permitindo compras sem sair da plataforma.
2 – Utilização de influenciadores para promover produtos e direcionar tráfego para lojas virtuais.
3 – Criação de campanhas publicitárias nas redes sociais, com o objetivo de alcançar públicos específicos e gerar conversões.
4 – Interação com seguidores em tempo real, respondendo dúvidas e incentivando a compra.
5 – Análise de dados e métricas para entender o comportamento do público e otimizar estratégias de vendas.
Essas são apenas algumas das muitas formas de utilizar o social commerce na prática e não existe uma fórmula única de sucesso. É preciso experimentar e encontrar a melhor abordagem para o seu negócio, considerando os seus objetivos de venda.
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