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Tendências do E-commerce para 2023: O que esperar do mercado

tendências do e-commerce para 2023

Com o comércio eletrônico ganhando cada vez mais relevância, pensar em como se preparar para faturar mais no ano que se inicia parece tarefa difícil. Mas será, mesmo? Seja para ajudar quem está começando agora ou para quem já expert no assunto, a 2LIG separou as principais tendências do E-commerce para 2023. Quer saber no que investir para garantir resultados melhores? Descubra agora!

 

Principais tendências do E-commerce para 2023 segundo especialistas:

 

Voice Commerce

 

Já ouviu falar neste termo? Ao que tudo indica, adaptar seu comércio eletrônico para as compras por voz poderá ser uma das tendências do E-commerce para 2023. O uso de assistentes virtuais (como a Siri, Alexa e Google Assistant) cresceu consideravelmente nos últimos anos e contou com um crescimento de 47% no uso de assistentes de voz no Brasil durante a pandemia, segundo pesquisas

O que antes era uma ferramenta comumente utilizada para “saltar músicas” ou “responder perguntas” tem se tornado, hoje, um comando para busca e a compra de produtos e serviços online. 

A expectativa para o ano de 2023 é que cada vez mais empresas tenham seus serviços de busca adaptados para as compras por voz, e há quem já seja pioneiro no assunto. Nos Estados Unidos, por exemplo, a Amazon lançou o serviço “Alexa Voice Shopping”, que permite que os usuários adicionem ou removam itens de sua lista de compras usando apenas o comando de voz. Depois, o software processa os pedidos e os envia para a loja mais próxima disponível para o consumidor.  

 

Estratégia Omnichannel

 

Para quem acompanha o blog da 2LIG, sabe que apesar de não ser novidade por aqui, esta é uma das tendências apontada pelos especialistas já no início de 2022, mas que toma grande força como uma das tendências do E-commerce para 2023. 

A estratégia Omnichannel  tem por objetivo integrar sistemas de lojas online e offline garantindo a entrega da mesma experiência de compra em todos os canais disponibilizados. Neste modelo de “evolução” do varejo multicanal, mais do que oferecer facilidades, o cliente tem o poder de escolha sobre a forma que deseja ser atendido, por qual canal prefere manter a comunicação e como receber seus produtos. 

Assim, por meio da partilha de informações de dados em tempo real, é possível consultar históricos e padronizar a qualidade dos atendimentos, assegurando que a mesma informação passada em um canal, seja vista e utilizada por todos os outros. 

 

Social commerce

 

Que as redes sociais são constantemente apontadas como aliadas para quem tem um negócio online não é novidade, nem mesmo o crescimento expressivo do número de usuários no Brasil. O uso das plataformas para o conceito de Social Commerce, porém, é o que tem alertado o mercado para ser uma das grandes tendências do E-commerce para 2023. 

Seja por meio de ações de parcerias, anúncios pagos, ou conteúdo exclusivo com influenciadores, a estratégia de vendas que utiliza as redes sociais para se aproximar do consumidor tem funcionado: um estudo mostra que 65% das pessoas têm o hábito de pesquisar por produtos nas redes sociais e 26% utilizam esses canais para fazer compras.

Além disso, as transmissões ao vivo também têm proporcionado uma excelente conversão das marcas. Ainda na dúvida se aposta ou não nas redes digitais para alavancar a saúde da sua loja online e fidelizar sua clientela?

 

Chatbox e Vendas Inteligentes

 

Um canal de suporte baseado na troca de mensagens com “robôs” é parte do processo de ferramentas de automatização das empresas e uma das tendências no E-commerce em 2023.  Este atendimento mais humanizado pode ser estruturado por meio do uso de softwares de chat ao vivo e a máquina é “treinada” para que responda de forma clara e rápida às mensagens enviadas.

O aprendizado do sistema é feito com base em dados reais e de Inteligência Artificial (IA) e o aprimoramento dos robôs atualizado de tempos em tempos. Assim, com o objetivo de simplificar e agilizar atendimentos, os chatbox são capazes de orientar os clientes durante pesquisas de produtos, ajudar com perguntas frequentes e direcioná-los para as páginas corretas.

Assim como acontece no Voice Commerce, esse tipo de assistência virtual pode complementar um departamento de atendimento ao cliente e, ao mesmo tempo, reduzir as despesas gerais das empresas.

 

Mobile Commerce

 

Todos sabíamos que os aparelhos celulares assumiriam, em algum momento, o protagonismo das vendas do varejo online. E, ao que tudo indica, esta tendência no E-commerce para 2023 pode estar mais próxima do que se imagina. Segundo pesquisa recente, quase 70% dos brasileiros já acessam os principais sites de lojas online utilizando celulares ao invés do computador. 

O “m-commerce”, também como é chamado, é o comércio de produtos e serviços realizado exclusivamente por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets e até smartwatches. 

Com as formas de pagamento cada vez mais facilitadas e os aplicativos de lojas virtuais cada vez mais fáceis de navegar, era questão de tempo até que tudo estivesse integrado. Além disso, para incentivar este modelo de negócio as lojas têm oferecido descontos e condições exclusivas para quem finaliza a compra direto no app, cativando os clientes antenados às melhores oportunidades de negócio.

Para garantir um bom funcionamento e acompanhar as tendências no E-commerce para 2023 é preciso estar atento, entretanto, na  responsividade do seu site. Além disso, como visto acima, pensar em investir nas redes sociais ou em um aplicativo próprio da marca podem fazer toda a diferença.

 

Para garantir a performance do seu negócio e começar o ano com o pé direito, entre em contato com os profissionais da 2LIG. Eles são especialistas em integração de ERP e contam com muitas outras soluções para o seu E-commerce!

 

Quer entender mais a fundo sobre cada uma dessas tendências do E-commerce para 2023? Então não deixe de acompanhar o Blog da 2LIG! Os próximos posts serão destinados exclusivamente para cada uma das temáticas destacadas aqui hoje. Até à próxima!