No mundo do E-commerce existem diversos conteúdos na internet com receitas milagrosas de como atrair clientes. A verdade é que a longo prazo e com as mudanças constantes de algoritmo, mais do que saber onde investir seu tempo e esforços para atrair clientes para a sua loja virtual é preciso entender as dores do seu público e estruturar os canais de venda. Quer saber como fazer tudo isso na prática? Então acompanhe o post!
Dicas de como atrair clientes
1. Mapeie a sua persona
A primeira coisa a fazer ao se questionar “como atrair mais clientes” é saber identificar quem são e onde estão, de fato, as pessoas pelas quais seu negócio procura. Pode parecer básico, mas traçar o perfil do consumidor ideal do seu mercado é primordial para garantir que mais do que você encontre potenciais compradores, que você não desperdice recursos financeiros atraindo pessoas que não fazem parte do seu nicho de mercado.
A partir dos principais interesses, hábitos de consumo e estudos sobre o mercado pelo qual seu cliente pode se interessar, fica mais fácil realizar ações de marketing personalizadas e obter muito mais chances de sucesso.
2. Esteja presente nas redes sociais
Sabe o famoso “quem não é visto não é lembrado”? Se o seu objetivo for atrair mais clientes, é essencial se fazer presente nas principais plataformas onde os seus consumidores estão, criando conteúdos relevantes e se relacionando diretamente com o público. Seja pelo Instagram, grupos no Facebook, playlists personalizadas no Spotify ou por conteúdos engraçados em vídeo no TikTok: o mais importante é engajar o público e fortalecer sua marca. Quanto mais você se fizer presente, mais pessoas você alcançará.
3. Faça parcerias com marcas e influenciadores
Sabe a famosa “propaganda boca a boca”? Mais do que nunca, contar com as pessoas certas para passar o seu conteúdo para frente, pode ser fundamental para a sua estratégia de como atrair mais clientes. Em tempos em que as redes sociais são responsáveis cada vez mais pelas compras online e que 40% dos consumidores brasileiros já compraram algum produto em razão do trabalho feito por um “influencer”, investir na sua presença digital é essencial.
Com o potencial de alcance, é natural que a estratégia de parcerias conquiste mais oportunidades de negócio e, consequentemente, mais conversões. Para que o investimento seja assertivo, entretanto, é preciso escolher a pessoa certa que vai representar o seu negócio no mundo das redes sociais. Para entender melhor o assunto, sugiro que confira também nosso conteúdo sobre influenciadores digitais e o poder das redes sociais no E-commerce.
4. Otimize o site para SEO
Muitas das estratégias de como atrair clientes para seu site vão envolver, em algum momento, a otimização do conteúdo para SEO. A definição da sigla em inglês para Search Engine Optimization, se resume a definir estratégias orgânicas para melhorar o posicionamento de uma determinada página nos motores de buscas. Em outras palavras significa dizer, a longo prazo, todas as vezes que o consumidor procurar por palavras-chave que descrevem um produto no Google, ele encontrará o seu site como referência.
5. Faça ações promocionais de forma periódica
Quem nunca entrou em uma loja porque se interessou pela placa de promoção disponível na vitrine? Pensar em ações periódicas além de ser uma boa estratégia para divulgar seu negócio, é uma excelente oportunidade para atrair clientes novos! Pode ser um brinde para primeira compra, descontos progressivos para compras de preço mínimo, ações especiais que sigam um calendário comercial… Identifique quais promoções podem ser oferecidas (sem prejuízos financeiros, claro) e divulgue muito!
6. Invista na promoção de Vitrines Virtuais
Tal como acontece nas lojas físicas, no varejo online as vitrines virtuais funcionam como um “chamariz” para atrair clientes, tornando sua loja mais sedutora para quem a visita e, consequentemente, vender mais. Seja para estimular a venda de produtos em estoque, destacar artigos em promoção ou oferecer uma boa experiência para o visitante, uma coisa é certa: investir em uma vitrine virtual pode melhorar e muito, o seu potencial de atração de novos clientes.
7. Aproveite datas especiais
Promover campanhas temáticas é uma excelente forma de atrair clientes. Além de demonstrar que o seu negócio está alinhado com os períodos comemorativos, é possível pensar em ações personalizadas que permitam que os lojistas criem abordagens diferentes nas redes sociais e fujam da rotina. Mas atenção! Para isso funcionar é preciso que haja um planejamento prévio. Para se antecipar às datas importantes mais importantes do varejo em 2023, confira o nosso Calendário do E-commerce 2023!
8. Faça parte de um marketplace
Que tal ampliar seus canais de venda? Uma boa solução de como atrair clientes é aumentando a presença online do seu negócio de forma a potencializar as suas oportunidades de mercado. Neste sentido, os marketplaces podem ser ótimos aliados! Na prática, esses sites funcionam como grandes “shopping centers de marcas”, onde é possível encontrar vários produtos, de diferentes vendedores.
Para quem quer atrair mais clientes, quanto mais se diversificam os canais de venda, mais oportunidades se disponibilizam para que o produto seja visto pelo mercado. A experiência é tão comum no varejo online, que segundo estudos, 78% do faturamento do E-commerce brasileiro decorrem de marketplaces.
Com todas estas dicas acima funcionando em dia no seu E-commerce, as chances de você atrair clientes em potencial para o ano de 2023 aumentam consideravelmente! A boa notícia é que a 2LIG é especialista em soluções de Integração e Sistemas ERP, vitrines virtuais, gerenciamento de fluxos de E-commerce e muito mais! Entre em contato com a nossa equipe e confira todas as vantagens. Gostou deste conteúdo? Compartilhe com os seus amigos”