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Glossário do E-commerce: de A a Z (Parte 1)

Glossário do E-commerce

Se você está iniciando um E-commerce ou planeja criar um negócio online, o conteúdo de hoje foi feito para você! Preparamos um glossário do E-commerce com os principais termos utilizados no varejo para facilitar o seu entendimento e também… Impulsionar suas vendas! Confira:

Glossário do E-commerce:

A

AdWords: É a plataforma de publicidade do Google. Aqui é possível configurar anúncios de links patrocinados que serão exibidos na pesquisa do Google sempre que o termo for colocado na busca pelos usuários.

Atendimento Personalizado: Estratégia de oferecer aos clientes uma experiência de compra mais pessoal, com suas preferências reconhecidas. Humanizar a comunicação ajuda a construir uma boa relação com seus consumidores, além de fidelizá-los para futuras compras e recomendações.

Avaliações: Principal espaço para que o usuário insira seus comentários sobre a experiência de compra que teve em sua loja ou com seus produtos. Esta é uma poderosa ferramenta para criar reputação e aumentar as vendas, já que é possível compartilhar informações.

Automatização: Importante ferramenta para auxiliar os profissionais de uma empresa a registrar e gerir informações de forma rápida, simples e eficaz. Existem hoje no mercado diversos softwares capazes de automatizar todo o processo e facilitar a vida dos varejistas.

 

B

B2B (Business-to-Business): Na prática é uma espécie de “E-commerce empresarial”, ou seja, uma empresa que vende para outras empresas. Como o próprio nome sugere, o foco é em outras empresas e não no consumidor final.

B2C (Business-to-Consumer): Diferente do modelo anterior, o Business to Consumer (negócio para consumidor), aqui as empresas negociam diretamente com o consumidor final.

Black Friday: Tradicional data marcada pelo comércio norte americano, a sexta-feira após o dia de Ação de Graças (em novembro), essa é considerada uma das principais datas promocionais tanto para o varejo físico como online! Para quem quer se destacar nas vendas, é importante criar estratégias diferenciadas com antecedência e principalmente, garantir uma gestão de estoque eficiente!

 

C

CTA (Call to Action): Chamadas que convidam o usuário para realizar alguma ação. Grandes aliadas do Marketing de Conteúdo, as CTAs direcionam e incentivam os clientes a finalizar compras, clicar em anúncios, botões e têm impacto comprovado nas taxas de conversão.

Carrinho abandonado: Ação que acontece quando algum cliente desiste de uma compra em uma loja virtual, logo após ter selecionado um item para pagamento. Os principais motivos estão ligados, entre outros, ao valor do frete, prazo de entrega e indecisão dos clientes. Confira aqui algumas dicas de como evitar que isso aconteça no seu E-commerce.

Cyber Monday: Comemorado no comércio eletrônico na segunda-feira seguinte à sexta-feira de Black Friday. Aliás, foi por se notar justamente um aumento de vendas na data seguinte ao dia de Ação de Graças (EUA), que os comerciantes online decidiram criar um dia exclusivo de promoções online!

Cookies: Pequenos pedaços de informação virtual que acompanham o seu primeiro acesso a determinados sites. Essa “troca” entre o computador de um usuário e um servidor Web ajuda a melhorar a experiência de navegação e permite, no futuro, um atendimento mais personalizado.

CRM (Customer Relationship Management): A Gestão de Relacionamento com o Cliente é um conjunto de práticas, estratégias e tecnologias de armazenamento de informações pessoais e de navegação de consumidores e potenciais compradores. O software de CRM reúne e integra dados valiosos para as empresas trabalharem de forma mais assertiva.

 

E

ERP (Enterprise Resource Planning): Em português, o Sistema Integrado de Gestão Empresarial é um software que permite integrar todos os dados e funções de uma empresa, em uma única plataforma. Dentre as principais vantagens, a economia de tempo e a automação de processos são as mais comuns. Neste post é possível saber melhor o que é o Sistema ERP e por que vale a pena investir no seu E-commerce. Vale lembrar também que o time da 2LIG é especialista neste tipo de solução.

E-mail marketing: Grande aliado da estratégia de marketing digital, é uma das formas de se comunicar com os clientes que tenham se cadastrado para receber novidades, tendências e promoções acerca dos produtos na loja virtual por e-mail.

Experiência do usuário: Junto com o atendimento personalizado, têm relação com todas as iniciativas que propõem a satisfação do cliente e práticas que melhorem o relacionamento com a sua marca. Aqui entram questões de navegabilidade, layout, carrinho e a jornada de compra positiva.

 

F

FAQs (Frequently Asked Questions): Muito recomendado para lojas virtuais, a seção de “perguntas feitas com frequência” auxilia os usuários sobre as principais diretrizes da loja, bem como sobre tempo de entrega da mercadoria, ou a política de devolução.

Funil de Vendas: Também chamado de “funil de conversão”, é uma forma adotada pelo marketing para acompanhar as etapas pelas quais passa um potencial cliente, desde o primeiro contacto com a empresa, até ao momento da compra. É geralmente dividido em 3 grandes etapas principais: o topo (descoberta), o meio (reconhecimento de uma necessidade) e o fundo (decisão de compra).

 

G

Gestão de Estoque: No E-commerce, é responsável por manter em dia todo o fluxo de mercadorias das empresas, pela capacidade de organizar e controlar a quantidade de cada produto disponível.

Google Analytics: Ferramenta gratuita para acompanhar métricas e rastrear o tráfego do seu site, interações e metas futuras.

 

H

Homepage: Página inicial e principal de um site. Contém as informações iniciais e hiperligações para outras seções do site.

HTML: Um dos códigos de linguagem mais populares utilizados na criação de sites.

 

I

Inbound Marketing: Conjunto de estratégias “orgânicas” de Marketing de Atração para que os consumidores busquem pela marca e não o contrário. Muito utilizado por meio de conteúdos feitos em blogs, newsletters, redes sociais, podcast, vídeo aulas.

Influenciadores Digitais: Pessoas que usam as próprias redes sociais para atrair seguidores por meio dos seus conteúdos e influenciar na decisão de compra, divulgando marcas, recomendando produtos e criando tendências.

 

J

JPEG: Um dos formatos mais comuns de imagem existentes na web. Nos E-commerce é importante manter uma padronização dos arquivos.

Jornada de Compra: Junto com o funil de vendas, a Jornada de Compra é uma forma de acompanhar a trajetória percorrida pelo consumidor no processo de compra de um produto.

 

Quer acompanhar a segunda parte do Glossário do E-commerce da 2LIG? Então fique ligado no nosso próximo post!