Não é preciso ser nenhum usuário “heavy user” das redes sociais para perceber as mudanças que já começaram a aparecer na forma de navegar pela internet. Seja pela troca do nome do Facebook proposta no ano passado por Mark Zuckerberg ou então pelos novos filmes da Marvel, o Metaverso está cada vez mais presente no nosso cotidiano.
Esse “mundo virtual” que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais nada mais é do que um espaço compartilhado que mistura as realidades virtual, aumentada e a própria internet.
Mas… Será mesmo que em um futuro não tão distante os pequenos e médios empreendedores também vão poder utilizar esse espaço virtual como um novo canal de venda para seus comércios eletrônicos?
Acompanhe o nosso post de hoje e entenda um pouco mais sobre o Metaverso e como ele pode impactar no futuro do e-commerce.
O que é o Metaverso
O Metaverso é uma espécie de nova camada da realidade virtual, construída por meio de diversas tecnologias digitais como a Realidade Virtual, a Realidade Aumentada, os hologramas e até mesmo a utilização das criptomoedas.
Na prática, é um espaço de realidade aumentada que tem como objetivo unir pessoas em um ambiente 100% virtual e compartilhado, onde se interage em tempo real por meio de dispositivos digitais e avatares. No multiverso seria possível, por exemplo, visitar museus, ir ao cinema, participar de eventos presenciais e até mesmo… Fazer compras!
Lançado em 2003 pela empresa Linden Lab, um dos exemplos do multiverso que se popularizou no início da década e que trouxe as primeiras discussões sobre a temática, foi o jogo Second Life. No game que simula a vida real, os usuários eram convidados a criar avatares e socializar uns com os outros. Tudo isso em um ambiente completamente virtual e tridimensional.
À primeira vista, o termo, que mais parece ter saído direto de uma revista de ficção científica, pode parecer distante. A verdade é que, ainda que essa tecnologia pareça vinda direto do futuro, o Metaverso está cada vez mais próximo do nosso dia a dia.
O Metaverso no e-commerce
Como bons entendedores do assunto, nós já comentamos aqui neste post, sobre as principais mudanças e tendências discutidas no VTEX Day 2022 para o futuro do comércio eletrônico. No evento, assuntos como NTFs (sigla em inglês para tokens não-fungíveis), criptomoedas e Web 3.0 dominaram os painéis sobre o que se esperar para os próximos anos.
Segundo pesquisas recentes realizadas pela INVESP, a realidade aumentada, ou virtual, está entre um dos fatores decisivos para o e-commerce atrair novos usuários e aumentar a taxa de conversão. Dos entrevistados, cerca de 61% afirmam que já preferem realizar suas compras em sites que possuam este tipo de tecnologia.
Diante deste novo cenário, as principais empresas já começaram a implementar o conceito do Metaverso de forma a otimizar a experiência dos usuários. Com a nova tecnologia, é possível abrir uma loja “física” dentro do universo virtual, onde os clientes (em formato de avatar) poderão experimentar seus produtos e realizar compras comuns, sem ao menos saírem de casa.
Potencializando o conceito de vendas
Como visto, a ideia do Metaverso no e-commerce não se limita apenas à praticidade e economia de tempo que a nova ferramenta dispõe. A proposta é que o Metaverso conte, nos próximos anos, com uma economia virtual própria, em que as pessoas possam fazer tudo online.
E o principal diferencial para quem tem seu negócio físico, é transformar a jornada de compra do seu cliente positiva, agora também no ambiente digital. É preciso melhorar o processo de compra e elevar a experiência personalizada a um novo nível. Os consumidores poderão visitar lojas virtuais em qualquer lugar do mundo, a qualquer hora.
Desta forma, os sites deixam de ser apenas vitrines de produtos ordenados e passam a ser lojas com experiências imersivas, onde será possível caminhar por entre os corredores, conhecer em detalhe as mercadorias e experimentar os produtos.
Ao permitir que os clientes tenham uma experiência de compra similar à de uma loja física em um ambiente virtual, o Metaverso supre a demanda por mais praticidade e proximidade no varejo pós-pandemia. E a boa notícia é que os números para a indústria virtual são favoráveis.
Espera-se que, em 2026, a indústria de realidade aumentada tenha uma Taxa de Crescimento Anual Composta de 54%, atingindo 372 bilhões de dólares. Na América Latina, como também aposta prevista no VTEX Day 2022, o índice é ainda mais positivo, com um crescimento estimado em 77%.
Como preparar o seu negócio para o Metaverso
Não há como negar que o Metaverso é uma tendência bastante promissora no mercado e que promete revolucionar as relações entre marcas e consumidores. Por mais que ele não seja (ainda!) uma realidade para a maioria dos empreendedores, também não está longe de ser totalmente descartado. Assim, estar atento às novas demandas e antever estratégias para otimizar as vendas no comércio eletrônico, é mais do que necessário.
Integrar sua loja física a uma loja virtual é, por exemplo, um bom passo para quem está começando a entrar no modelo de compras da internet 3.0. A gestão dos negócios na era digital conta com a possibilidade de sistema de relacionamento com o cliente (CRM), possibilidade de sistema ERP integrado aos parceiros e marketplaces, comércio eletrônico omnichannel e muito mais!
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