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O que é Seller Central e como este serviço funciona?

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À medida que as lojas online crescem, apostar em novos modelos de negócio para aumentar as fontes de tráfego e diversificar os canais de venda, têm se tornado uma prática bastante comum. Com isso, tem crescido também a necessidade de ferramentas disponíveis no mercado capazes de gerenciar e otimizar o ritmo dessa expansão.

Pensando nisso, o Seller Central é o “elemento chave” que faltava para as empresas do setor do comércio e varejo contarem com marketplaces em suas respectivas plataformas de forma prática e segura. 

Confira no artigo de hoje as principais funcionalidades de um Seller Center e entenda qual é o papel desta ferramenta para as diversas operações do comércio eletrônico. Antes, vamos para algumas definições:

 

O que é um Marketplace?

 

No mundo do varejo, o marketplace é o local onde vendedores se concentram, em um só lugar, para disponibilizar seus produtos e serviços. Na prática, este modelo de negócio funciona como um “shopping center online”, onde os clientes têm acesso a um leque de produtos e, no final, podem escolher entre diferentes marcas. 

Para os lojistas, a participação no modelo também é lucrativa: quanto mais se diversificam os canais de venda, mais oportunidades se disponibiliza para que o produto seja visto pelo mercado. A experiência é tão comum no varejo online, que segundo estudos, 78% do faturamento do E-commerce brasileiro decorrem de marketplaces. 

Agora que você já entendeu o que é e como funciona um marketplace, é importante entender também como um software pode ajudar os comerciantes a administrar e organizar melhor todas as demandas envolvidas em seus modelos de negócio. E é aqui que apresentamos à vocês o Seller Central.

 

O que é e o que faz um Seller Central?

 

O Seller Central é um sistema especializado em conectar lojistas aos principais marketplaces do Brasil. De forma simples, seria como uma ferramenta de apoio capaz de oferecer funcionalidades inteligentes para o gerenciamento de uma loja virtual. Por meio dele, por exemplo, é possível analisar vendas, controlar inventários, cadastrar produtos e muitas outras funções indispensáveis do processo para quem conta com uma rede de negócios.

 

Quais as vantagens de utilizar o Seller Central

 

Imagine que você é um empreendedor que além de ter sua loja virtual, também disponibiliza seus produtos em um marketplace. A partir deste momento você, enquanto “Seller”, é responsável também por toda parte operacional, ou seja, enquanto gestor do negócio, deve manter em dia o cadastro de produtos, o estoque, os novos pedidos, a parte logística e também a fiscal da sua “segunda casa”. Parece cansativo só de imaginar, não é mesmo? 

Imagine agora que sua loja tem apresentado tanto potencial, que foi possível também expandir seus canais de venda para que outros lojistas possam oferecer seus produtos, transformando seu e-commerce, antes tradicional, em um marketplace. 

Uma das principais vantagens de contar com um Seller Central, é poder realizar todas as principais atividades de gestão, de forma automatizada, em um só lugar! 

 

Dentre outros benefícios de utilizar um Seller Central estão:

 

  • Monitorar e receber notificações sobre todos os pedidos e produtos em tempo real
  • Otimizar o seu tempo de análise por meio de um dashboard sempre atualizado
  • Obter relatórios de vendas, frete, estoque e produtos disponíveis
  • Ter uma lista dos produtos sincronizados com cada marketplace
  • Acompanhar o faturamento e ter total rastreabilidade das operações realizadas
  • Mapear categorias
  • Cadastrar produtos por planilhas

 

Quem pode ter utilizar a ferramenta

 

Afinal, o  Seller Central é exclusivo para quem tem marketplace? A resposta é NÃO! Bem como você acompanhou acima, o Seller Central é uma ferramenta de apoio que pode ser utilizada por todos aqueles que têm o interesse em expandir suas vendas em diferentes canais, sejam filiais, revendedoras ou até franquias.

Além disso, pode ser usado também pelas marcas do mercado como recurso a mais para administrar os vendedores (sellers) em seus marketplaces diversificando a oferta de produtos em suas vitrines e aumentando, consequentemente, as vendas do seu E-commerce.

 

Seller Central e a 2LIG

 

Para quem acompanha o blog, sabe que abordamos com frequência as vantagens de poder contar com um software que permite integrar todos os dados e funções de uma empresa, em uma única plataforma. 

A 2LIG é especializada em fornecer soluções de integração com E-commerce e sistemas ERP. Isso significa dizer que nestes processos, desenvolvemos um Seller Central que conecta lojas aos principais marketplaces, possibilitando desde o pequeno, ao grande lojista, expor seus produtos nas maiores vitrines do Brasil.

E para aquelas lojas que ainda não possuem um sistema de ERP integrado aos marketplaces, essas soluções também podem ser adaptadas! Por meio de importações de planilhas, por exemplo, é possível acessar seus dados de forma mais simples, rápida e segura. Entre em contato com um dos nossos especialistas e confira muitas outras vantagens exclusivas da ferramenta!

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