“Target Back” é um termo em inglês utilizado no mundo do E-commerce para reativar o interesse do público alvo para determinado site ou produto. Afinal, para quem lida com um negócio online, a retenção de clientes é, sem dúvidas, um dos principais desafios. Só quem já passou pela experiência de perder uma possível venda já no processo de finalização, sabe o que é se perguntar o que poderia ter sido diferente.
No post de hoje, confira mais sobre o “target back” e as famosas estratégias desenvolvidas pelo mercado para atrair novamente aqueles clientes que, por algum motivo, deixaram o seu site antes de finalizar uma compra.
Porque investir no Target Back e recuperação de vendas
Mais importante do que criar uma base de novos clientes, é entender os motivos que fizeram os visitantes, não se converterem em um. Para quem já acompanha o Blog, sabe da importância de se manter uma boa relação com os clientes de forma a diminuir, ao máximo, as taxas de abandono de carrinho.
Seja pelo alto valor do frete, dificuldades na forma de pagamento ou prazo de entrega elevado, sempre que um cliente desiste da compra, o investimento feito para atrair esse consumidor também é perdido. Philip Kotler, importante nome para os profissionais do marketing, aponta inclusive para o fato de que “conquistar um novo cliente pode custar entre 5 a 7 vezes mais o valor do que manter um atual”.
Pensando nisso, como se reaproximar de pessoas que até tiveram uma experiência positiva com o seu E-commerce, mas nunca retornaram? A resposta é mais simples do que parece: com planejamento adequado e estratégia de comunicação eficientes, é possível restabelecer o contato de forma a recuperar os clientes inativos e potencializar suas chances de conversão!
Entenda como a estratégia de Target Back funciona
O primeiro passo para garantir a volta do público para o seu negócio, é saber identificar quem são os chamados “clientes inativos”. Para isso, é fundamental contar com uma plataforma de CRM capaz de analisar o comportamento de compra desses consumidores e identificar onde estão os principais “gaps” que podem ser trabalhados.
1 – Identifique os clientes inativos
Revisitando a jornada do consumidor por meio do histórico de compras, por exemplo, é possível identificar insatisfações que já haviam sido manifestadas e, até mesmo, pedidos que não foram atendidos. Entender a motivação por trás dos clientes inativos é indispensável para ir para a etapa seguinte, além de ajudar até mesmo a configurar automações de contatos, um dos recursos mais úteis na hora de tentar a reaproximação.
Depois de pré-selecionados, é preciso segmentá-los em bases diferentes para garantir que recebam a comunicação mais assertiva de acordo com o estágio que se encontrem no funil de vendas.
2 – Tenha um plano de comunicação eficaz
Pode parecer simples, mas a comunicação ainda é a melhor ferramenta disponível para garantir o sucesso da estratégia do Target Back. Isso significa dizer que, desde o layout, o tipo de linguagem utilizada para escrever um e-mail e até mesmo a escolha do provedor contratado para disparar os envios podem ser decisivos.
Por isso, não deixe que seu cliente esqueça de você! Crie uma estratégia de comunicação de forma a iniciar um novo relacionamento com o consumidor. Retomar o contato com esses clientes inativos apresenta uma maior probabilidade de que eles voltem a consumir na sua empresa.
Defina os principais canais utilizados para contatá-los e prepare uma proposta especial para cada categoria pré-selecionada de clientes inativos. Crie uma estratégia de disparo de e-mails, SMS, ChatBox ou qualquer forma de lembrar seus visitantes de que seus produtos continuam disponíveis.
3 – Invista em um Software especializado
Assim como a 2LIG é especialista em soluções de integração para E-commerce, existem no mercado softwares dedicados para a recuperação de vendas com estratégias únicas de comunicação para carrinhos abandonados, pedidos incompletos ou pedidos cancelados.
O Aquiles, por exemplo, envia e-mails para clientes que abandonaram o carrinho em até 5 minutos depois que os visitantes deixam o site. Depois, por meio de uma proposta irrecusável (como descontos, brindes ou melhores condições), os clientes são convidados a retornar para loja com o benefício. Pode parecer pouco mas a estratégia adotada minutos depois que o cliente abandona produtos no carrinho de compras, pode significar grandes resultados na recuperação de vendas!
Potencialize suas vendas!
Investir em serviço de pós-venda eficaz além de necessário para manter a satisfação dos compradores, demonstra interesse por parte da empresa em manter uma relação próxima e duradoura, tornando esse cliente ativo novamente.
Por isso, disponha de uma equipe para manter contato com a sua base de dados! Um cliente fiel e satisfeito além de recomendar seus serviços e produtos tem grandes chances de se tornar um verdadeiro “embaixador” da sua marca.
Se você gostou das dicas sobre target back e como investir na recuperação de vendas para clientes inativos, saiba que seus resultados podem ser ainda melhores com uma plataforma de E-commerce fácil, rápida e intuitiva. A 2LIG faz e mantém integrações com ERP 100% customizadas para cada negócio, além de contar com um Seller Central exclusivo. Entre em contato com a nossa equipe de especialistas e confira todos os benefícios!