Você sabe o que significa UX no E-commerce? Com o intuito de melhorar cada vez mais a navegação dos clientes e facilitar o processo de compra, nos últimos anos, as empresas têm investido na experiência dos usuários. Quer ficar por dentro da estratégia e saber como aplicá-la na prática? Acompanhe o artigo!
O que significa UX no E-commerce?
A sigla tem origem do termo em inglês “User Experience” e, na tradução literal, significa “Experiência do Usuário”. A estratégia consiste em pensar e acompanhar todos os aspectos da jornada do cliente, que vão desde a interface de navegação do site, até o processo de finalização da compra.
Na prática, quanto mais positiva for a experiência do usuário com o seu E-commerce no primeiro contato, maior deve ser a satisfação dele e a probabilidade de fidelização. Assim, o objetivo do UX é aprimorar a experiência ao longo da jornada para que ela seja fácil, intuitiva e prazerosa.
Como forma de tentar entender a maneira como um usuário se relaciona com as interfaces das bases tecnológicas, o papel do UX tem sido cada vez mais importante para as empresas. A usabilidade de um site saudável, inclusive, é um dos pilares das “boas práticas” consideradas pelo Google e consiste em analisar:
- Índice de carregamento: velocidade de carregamento do maior elemento da página;
- Índice de interatividade: tempo entre o momento em que a pessoa realiza alguma ação (em botões ou abas, por exemplo) e o resultado deste clique;
- Índice de estabilidade visual: percebe se há ou não muitas mudanças inesperadas na disposição dos itens visuais de uma página, como imagens que “saltam”.
Qual a diferença entre UX e UI?
Apesar de se complementarem na prática, estas duas siglas parecem muito similares na teoria. O User Experience (UX), como visto, refere-se ao sentimento final que os clientes terão sobre sua marca depois que interagirem com um produto ou com a compra. Os conteúdos como textos, áudios e imagens, em geral, estão de acordo com o tom de voz e as políticas da empresa? A comunicação está toda alinhada para que este cliente passe de forma linear por todas as fases do funil de conversão?
Já o profissional de User Interface é o responsável por cuidar da parte em que o usuário interage, na prática, com um site, layout ou produto. Por exemplo, será que os botões de compra estão visíveis o suficiente? Ou se a organização e as cores de um determinado trabalho gráfico deixam à mostra todas as informações necessárias para o cliente entender o que fazer? O software é intuitivo? Estas são algumas das responsabilidades do UI.
Qual a importância do UX no E-commerce?
Com o significado de User Experience e User Interface devidamente esclarecidos, vale a pena também entender na prática, quais as vantagens que esse tipo de trabalho pode trazer para quem investe de forma eficaz na estratégia:
- FIDELIZAÇÃO: Conforme visto, deixar um sentimento positivo depois que o usuário interage com o seu site é a base ideal para fidelizar e construir uma relação sólida comercial. Afinal, clientes que têm uma boa experiência com a loja, tendem sempre a voltar (e avaliar bem) os serviços para outras pessoas.
- TRÁFEGO: Um E-commerce bonito, rápido e fácil de navegar potencialmente atrai um número maior de visitantes e gera uma taxa de rejeição baixa. Lembre-se que são os pequenos detalhes que tendem a diferenciar a sua marca da concorrência, por isso mostrar-se preocupado com a fluidez do caminho percorrido pelos usuários faz toda a diferença.
- CONVERSÃO: Com os itens acima listados sendo praticados, dificilmente os usuários do seu site encontrarão barreiras para navegar pela sua loja e encontrarem de forma mais rápida o que precisam. Logo, as chances de concluir uma compra ou realizar uma ação (como preencher um formulário) são bem maiores.
3 Dicas para aprimorar o UX no seu E-commerce
1 – Invista no tempo de carregamento do site
Quem é leitor do Blog da 2LIG sabe que o abandono de carrinho é um dos principais problemas enfrentados pelos varejistas nos últimos anos. Entre os fatores para a desistência, a dificuldade para realizar ações devido ao elevado tempo de espera de resposta das páginas é responsável por até 53% das desistência no mobile. Por isso, invista em esforços para diminuir esta taxa.
2 – Adapte seu conteúdo a diferentes dispositivos e plataformas
Considerando que o celular é a principal forma de acesso dos brasileiros à internet e que mais da metade deles realiza compras pelo dispositivo, faz muito sentido que o seu site seja funcional tanto para o mobile quanto o desktop, certo? Assim, a experiência do usuário também está ligada à praticidade em acessar o mesmo conteúdo em diferentes dispositivos.
Neste tópico, a acessibilidade também é importante. Facilitar a navegação para deficientes visuais em seu design, além de tornar sua marca mais inclusiva e ajudar na sua reputação, é uma ótima forma para atrair mais clientes em potencial.
3 – SEO, Design e Arquitetura da Informação
A estratégia de UX aliada ao conteúdo é essencial para proporcionar uma experiência de usuário mais completa. Não adianta ter um e-commerce bonito se as pessoas não chegam até ele ou, pior, se não encontram o que precisam de forma intuitiva. Por isso, o profissional de UX também trabalha para que os sites sejam mais facilmente encontrados pelos motores de busca e preza pela qualidade do conteúdo disponível no site. Mantenha sempre as informações sobre seus produtos sempre completas e atualizadas, além de disponibilizar tamanhos e imagens que facilitem o processo de compra.
Agora que você já entendeu a importância do UX no E-commerce, ficou mais claro que para garantir o sucesso de vendas também é preciso conectar seu negócio a um sistema ágil, fluido e transparente.
A 2LIG é uma empresa especialista em soluções de integração para E-commerce e conta com profissionais capacitados para integrar todos os dados e funções da sua loja, em uma única plataforma. Entre em contato com a nossa equipe e conheça todas as vantagens!